Na semana passada, Marc Laidlaw, roteirista da Valve que se demitiu no ano passado, publicou uma carta com uma das ideias para o roteiro de Half-Life 3, o que praticamente jogou a pá de cal sob o game, que não está em desenvolvimento há anos e provavelmente nunca será lançado.

Após a divulgação da notícia, alguns fãs furiosos com o fim da franquia estão indo até o Steam para escrever análises negativas para Dota 2, o principal jogo da Valve na atualidade.

No momento de publicação desta nota, várias análises negativas foram publicadas na página de Dota 2 no Steam. O raciocínio deles é de que títulos como Dota 2, voltados ao multiplayer, aos eSports, foram o motivo para a empresa deixar de lado títulos com forte narrativa, como Half-Life.

A maioria apenas deixa o nome "Half-Life 3" ou sua abreviação (HL3), mas algumas explicam seus motivos. "Durante onze anos, a Valve tem mandado os fãs de Half-Life se f... por isso: Dota e seu estúpido jogo de cartas", diz um fã, reclamando também de Artifact, game de cartas de Dota anunciado este mês.

"HL3! Tá na hora, né Valve. Vamos continuar os jogos que primeiro fizeram vocês crescer (sic). Vocês se estagnaram nisso aqui", diz outro fã, escrevendo em português.

Nos últimos meses, diversos roteiristas que estavam na Valve deixaram a empresa, o que indica que ela não tem interesse em fazer jogos narrativos no momento, preferindo focar em CS:GO, Dota 2 e no Steam.