Como parte de uma política do Reino Unido, empresas devem divulgar um relatório analisando as diferenças salariais entre funcionários homens e mulheres.

Uma investigação do site Kotaku revelou que, de acordo com seus próprios números, a Rockstar North - estúdio responsável pela série GTA - paga muito menos a suas mulheres do que homens.

O estudo indica que, em média, mulheres recebem 64% a menos do que homens - ou seja, elas recebem 0,36 libra a cada 1 libra de um funcionário masculino.

Além disso, 83,9% das mulheres ganham pagamento bônus, em relação a 89% dos homens. O valor destes bônus são 84% menores para as funcionárias.

No relatório, o diretor do estúdio, Andrew Semple, fez a seguinte declaração:

“Embora nossos funcionários masculinos e femininos são bem remunerados com base em mérito e sem ligação a gênero, nossa divisão salarial entre os gêneros é causada principalmente pela estrutura de nossa força de trabalho, com empregados mais antigos que são predominantemente homens ocupando nossas posições sênior.”

“Estamos dedicados a construir um equilíbrio de representatividade de gênero por meio de todas as atividades de nosso estúdio, e nos comprometemos a encontrar novas formas de apoiar e encorajar mulheres a entrar e seguir as oportunidades de carreira no desenvolvimento de games para garantir isto.”

Outras empresas relevantes no mundo dos games também tem uma diferença salarial entre homens e mulheres, mas significativamente menores do que em relação à Rockstar: Na Electronic Arts, a diferença é de 13,7%; na Sony, 12,8%; e na Microsoft, 6,6%.