A Take-Two, distribuidora de Grand Theft Auto V, pediu a remoção da ferramenta de criação de mods Open IV do ar, um dos toolkits mais populares entre modders de Grand Theft Auto V e Grand Theft Auto IV.

A ferramenta já existia há quase uma década, mas não será mais distribuída por seus criadores por conta da ordem expedida pela Take-Two, Em uma postagem no site oficial da Open IV, GooD-NTS, criador da ferramenta, afirma que recebeu a ordem no último dia 5 de junho e, após muita consideração, resolver desativar a distribuição do software. 

"As modificações sempre foram uma ‘zona cinza’ - um campo de batalha entre advogados e times de relações públicas. Por quase dez anos, tentamos desenvolver o OpenIV da forma mais legal possível. Mas no dia 5 de junho recebemos a carta oficial”,  escreveu o criador do toolkit no post. “Ela afirma que, com a OpenIV, permitimos que terceiros passem por cima de recursos de segurança modifiquem softwares, violando os direitos da Take-Two". 

Apesar do apoio forte da comunidade gamer, GooD-NTS afirma que não tem os recursos ou tempo necessários para brigar judicialmente contra Take-Two e Rockstar e, por isso, decidiu acatar com o pedido da produtora. “Foi uma decisão difícil, mas quando toda atividade de modificação é declarada ilegal, não vemos nenhuma possibilidade de continuar esse processo, a menos que alguém na administração da Take-Two de uma declaração oficial sobre modding que possa ser usada no tribunal", afirmou.