O novo God of War muda muita coisa em relação aos jogos anteriores, apesar de manter uma essência um tanto familiar. Essa mistura do novo com o antigo - e todos os conflitos que ela traz - são o grande motor do game, que chega em 20 de abril ao PlayStation 4.

Uma câmera, do começo ao fim

God of War PS4

A mudança da câmera é uma das mais impactantes, e não apenas porque você pode controlá-la. Abandonando o aspecto de grandiosidade da era grega em prol de uma perspectiva mais próxima de Kratos, a câmera se mantém próxima do protagonista do começo ao fim do jogo, como o plano-sequência utilizado nos filmes.

Divulgação/Sony

Tivemos a oportunidade de jogar as primeiras três horas do game em uma sessão de testes na sede do estúdio Sony Santa Monica, nos Estados Unidos. Você confere nossas impressões completas neste texto, mas pode ver abaixo, em uma versão mais resumida, 7 coisas que aprendemos neste primeiro contato com o jogo.

Combate contra grupos

God of War PS4

A nova câmera muda, também, como Kratos (e por consequência você) lida com grupos grandes de inimigos. Sem a facilidade de atingir muitos oponentes proporcionada pelas lâminas acorrentadas ao braço, agora o combate é mais focado em gerenciar quem você vai acertar primeiro. A mecânica de poder arremessar o machado e congelar inimigos ajuda muito.

Divulgação/Sony

Machado é usado em puzzles

God of War PS4

O poder congelante do machado não ajuda apenas nas lutas. Em vários puzzles, a mecânica é explorada de forma inteligente, seja para prender uma engrenagem que segura uma porta, seja para alinhar as runas de uma roda e abrir uma porta.

Divulgação/Sony

Um jogo novo que não esquece do passado

Embora o novo God of War tenha muitas novidades, a essência dos jogos anteriores se faz presente, de uma forma que é difícil explicar. O passado de Kratos será importante nessa nova jornada de diversas maneiras, e a índole raivosa que ele tenta tanto controlar às vezes aparece, especialmente em finalizações brutais.

Cooperação com Atreus

God of War PS4

Atreus, o filho de Kratos, é um garoto inexperiente no início da aventura, mas isso não significa que ele seja inútil. Desde o começo, o garoto ajuda o pai nas batalhas, primeiro usando flechas para chamar a atenção dos inimigos, e depois aprendendo novas habilidades.

Divulgação/Sony

Mapa com ramificações e backtracking

God of War PS4

Enquanto os jogos anteriores tinham caminhos bem lineares, o novo game aposta um pouco na ramificação de caminhos. Não é nada que se compare a um mundo aberto, mas há mais de uma rota em boa parte dos cenários do jogo. Vários deles, inclusive, estão bloqueados, sugerindo que deve haver algum tipo de backtracking (o ato de retornar a um local onde já passou em busca de itens ou habilidades).

Divulgação/Sony

Kratos e Atreus têm árvore de habilidades e equipamentos

God of War PS4

Falando em habilidades, ambos os personagens podem evoluir muito no game. Seguindo a tradição, Kratos consegue aprender novos golpes usando pontos de experiência, equipar runas em seu machado para garantir habilidades mágicas e até mesmo melhorar atributos ao equipar novas armaduras. Atreus também pode aprender novas habilidades e equipar novas roupas, que lhe conferem habilidades passivas como, por exemplo, procurar itens de cura para o pai.

Divulgação/Sony