Feiras de games pelo mundo - e, suponho, feiras de eventos em geral - tem suas próprias particularidades e curiosidades locais.

Embora, geralmente, as principais publishers e corporações da indústria apareçam em praticamente todos os grandes eventos de uma forma ou de outra, mas os jogos destacados podem variar significativamente.

No Brasil, acho que um bom exemplo disso fica com Just Dance, da Ubisoft. Invariavelmente, sempre que visito ou cubro alguma feira de games daqui, sempre consigo reconhecer o estande do jogo pelo palco, estética de cores saturadas e a verdadeira multidão que a cerca.

Seja na BGS, no ambiente fechado e com ar condicionado do Expo Center Norte, ou no sol de setembro torrando o Parque Olímpico do Rio de Janeiro na nossa própria Game XP , dezenas e dezenas de pessoas acabam se juntando, seja para dançar no palco, dançar na plateia, ou simplesmente assistir o show.

Mas, bom… faz sentido, certo? O povo brasileiro é conhecido mundialmente por gostar de dançar e, geralmente, essa fama tem precedente. Por isso, nada mais justo do que um jogo de dança bombar em um evento público no Brasil.

Além disso, Just Dance é uma série popular de uma das maiores empresas da indústria, mesmo sendo um sucesso um tanto peculiar - vale lembrar que a Ubisoft produzia versões do jogo para o Nintendo Wii até poucos anos atrás.

Algo similar acontece (ou ao menos acontecia na versão presencial) na Gamescom. É só que o objeto de fascinação do público é um pouco…

Diferente.

Essa, uma foto da Gamescom 2018, mostra uma multidão ao redor do estande de um dos grandes fenômenos da indústria de games europeia: Farming Simulator.

E sim, há alguns gigantes nos seus arredores que ajudam a inflar esses números, com o estande de Fortnite logo ao lado e o de Xbox na vizinhança, mas geralmente isso significa que esse é um território “premium” do showfloor. Veja quantas pessoas estão viradas e prestando atenção exclusivamente no que está rolando no ambiente agraciado com um trator.

Tal qual David Hasselhoff, os alemães simplesmente adoram Farming Simulator.

Criado inicialmente pela dupla suíça Christian Ammann e Stefan Geiger, que foram naturalmente desacreditados pela indústria, o sucesso de Farming Simulator cresceu lentamente, via boca a boca do (pelo menos inicial) pequeno grupo de pessoas que queria um jogo relativamente realista sobre agricultura moderna.

Hoje, eles têm um pequeno império na forma de seu estúdio independente GIANTS Software, e a franquia vendeu 25 milhões de cópias entre 2008 e 2020.

E esse sucesso se reflete no seu continente natal, ao ponto de render uma foto da chanceler alemã Angela Merkel testando a edição de 2017 do jogo.

Não só isso, há competições de esports de Farming Simulator na Gamescom.

Sem brincadeira.

E quer saber? Há um público respeitável para ver a competição. Já vi vários torneios de jogos “típicos” do cenário de esports (seus DOTAs e CSs) com um número de pessoas menor em eventos que já fui.

Os desenvolvedores dizem que o público do jogo varia desde crianças até profissionais da área, mas já vi muita gente declarar que a experiência do simulador de fazenda é - sem o stress real que existe em gerenciar um terreno do tipo - estranhamente calmante, simplesmente cuidando do seu pedaço de terra.

Curiosamente, outro jogo que traz uma sensação semelhante e é bem popular na Gamescom é Euro Truck Simulator 2.

Desenvolvido pelo estúdio tcheco SCS Software, o jogo é presença constante entre os mais jogados do Steam, e a experiência de levar carga de caminho de um ponto a outro na Europa estranhamente zen - novamente, em contraponto ao trabalho no mundo real.

E, como nem todo mundo tem o dinheiro para criar uma experiência de simulação com direito a um “cockpit” de caminhoneiro, nada mais justo do que dar a chance aos fãs de viver uma versão germânica de Pedro e Bino.

Infelizmente, não poderemos ver como estes estúdios chamariam seu público na edição deste ano da Gamescom, já que como a pandemia de COVID-19 ainda não acabou, o evento será completamente digital.

Esperamos que eles compensem estes últimos dois anos com estandes magníficos para a (esperamos) Gamescom 2022 presencial.