O conglomerado de mídia francês Vivendi adquiriu mais ações da Ubisoft e agora é dono de 25% da publisher.

None

De acordo com um comunicado emitido pela própria Vivendi, o conglomerado aumentou sua participação na Ubi de 23% para 25,15%, além de deter 22,92% dos direitos de voto em reuniões de acionistas. A aquisição foi realizada na última quarta-feira (7).

De acordo com a lei francesa, uma pessoa física ou jurídica só pode ter até 30% das ações de uma empresa de capital aberto. Caso ela ultrapasse este valor, será necessário abrir uma oferta de ações pública.

A Vivendi também afirma que pretende continuar adquirindo ações da Ubisoft, embora não esteja considerando uma "aquisição hostil" da companhia. No comunicado, a Vivendi diz que "espera construir uma cooperação frutífera com a Ubisoft".

Neste ano, a Vivendi utilizou estatégia similar para tirar a desenvolvedora Gameloft das mãos da família Guillemot, que fundou a Ubisoft. 

Desde então, os Guillemots têm feito o possível para evitar que o mesmo acontecesse com a Ubisoft, adquirindo de volta ações da empresa e convencendo acionistas a não vendê-las para a Vivendi, alegando que a aquisição poderia ferir sua independência e espírito criativo.

A Vivendi, entretanto, diz que pretende garantir representação no conselho diretor da Ubisoft, algo que não conseguiu na última reunião geral da empresa.

Leia aqui nosso especial para saber tudo sobre a situação entre a Vivendi e a Ubisoft.