Quando a Nintendo anunciou o Wiimote, fez com que toda a indústria corresse atrás do prejuízo. A Microsoft não tinha muito o que fazer, já que já havia lançado seu Xbox 360, mas a existência de um controle com reconhecimentos de movimentos foi suficiente para ajudar no atraso do PlayStation 3 e fazer com que a Sony rapidamente copiasse a rival.

A realidade é que a Nintendo sempre tentou estar na dianteira do assunto, criando a primeira Power Glove, uma luva com reconhecimento de movimentos (era precário, mas era inovador) e outras quinquilharias tecnológicas de ponta para a época.

Agora, a inovação não vem dos japoneses, mas sim dos australianos. E, o mais estranho, não está ligada a qualquer fabricante de consoles (ainda!).

O Project Epoc é um dispositivo que certamente aumentará o sedentarismo, já que permitirá que jogadores se divirtam sem mover os braços ou qualquer músculo do corpo, apenas com o poder da mente.

A Emotiv, responsável pelo projeto, utilizou princípios da neuro-tecnologia para criar uma nova interface de interação entre humanos-máquinas.

Semelhante a um dispositivo médico, o Epoc usa sensores capazes de transformar em tempo real os pensamentos, sentimentos e expressão faciais discretas dos jogadores em sinais elétricos compreensíveis por videogames e computadores.

A companhia australiana já está trabalhando com desenvolvedores de jogos para tentar transformar o inovador dispositivo em mais um importante avanço na imersão dos jogos.

O joystick do futuro será mostrado na Game Developers Conference 2007 e ainda não tem qualquer data disponível para lançamento ao consumidor final.

Veja o aparelho abaixo:

Site oficial do Project Epoc