A Crytek, empresa desenvolvedora do aclamado Far Cry, está trabalhando atualmente em um game para PC chamado Crysis. Trata-se de um promissor FPS (jogo de tiro em primeira pessoa) de ficção científica.

Na trama, um imenso asteróide colide com a Terra no ano de 2019, piorando as tensões entre os governos dos Estados Unidos e Coréia do Norte. Os orientais agem mais rápido, isolando o local da queda e declarando que os mistérios do asteróide pertencem exclusivamente a eles. Os estadunidenses, porém, não se abalam e enviam um time de elite para coleta de informações ao Pentágono.

Enquanto as maquinações políticas transcorrem, o asteróide repentinamente se abre, revelando uma imensa nave alienígena de 2 quilômetros de altura. A máquina então gera uma imensa esfera de força e congela uma vasta porção de terra, o que altera o clima global drasticamente, preparando o terreno para uma invasão alienígena. Diante da ameaça, EUA e Coréia se unem para salvar a humanidade, travando batalhas épicas contra os aliens.

Cabe ao jogador o comando de um esquadrão através de ambientes diversos para exterminar a ameaça, incluindo aí um módulo de combate em Gravidade Zero. Para obter sucesso será necessário adaptar táticas, armamentos, equipamentos e estilo de jogo. Personalizar é a chave.

O game usa engine da própria Crytek, a CryENGINE 2, que promete enorme desafio em inteligência artificial, com a utilização de táticas militares reais e desenrolar da história afetado pelas decisões táticas do jogador. Veículos de todo os tipos (terra/ar/água) também estarão disponíveis e as dificuldades incluem os desastres naturais de um mundo em mutação, como terremotos, congelamentos, desabamentos e tornados.

Um módulo multiplayer para 32 jogadores completa o produto, cuja data de lançamento é prevista para o terceiro trimestre. Veja abaixo algumas excelentes imagens do jogo, divulgadas hoje pela Electronic Arts: