Novos consoles: começou a revolução
Novos consoles: começou a revolução
![]() Xbox 360 |
![]() Revolution |
![]() PS3 |
![]() Gundam World |
![]() Devil May Cry |
![]() Dead or Alive 4 |
![]() Vision Gran Turismo |
![]() Test Drive Unlimited |
![]() Quake 4 |
![]() Project Gotham |
Com o início da Electronic Entertainment Expo na segunda-feira passada, as três grandes produtoras de consoles de videogames apresentaram suas máquinas de próxima geração, assim como alguns dos títulos prometidos.
Nada do que foi mostrado ficou longe do que se esperava. No entanto, a potência de tais aparelhos não se torna menos impressionante por conta disso. Os novos consoles prometem transformar-se em um verdadeiro centro doméstico de mídias, centralizando DVD, aparelho de som, videogame, leitor de cartões fotográficos e outras depravações midiáticas do tipo.
Eis os aparelhos apresentados, suas características principais e alguns dos títulos prometidos. Babem.
Xbox 360 (Microsoft)
A companhia de Bill Gates não deixou barato e seu console de próxima geração deve ser um estouro. Apesar do badalado suporte ao formato HD-DVD não ter vingado e o X360 trabalhar com DVDs comuns, a coisa parece boa para os lados da Microsoft.
Com um processador PowerPC (o mesmo dos - ahem - Macintosh) e um processador gráfico da ATI (gigante no mercado de PCs), o X360 vai ser capaz de ler DVDs com filmes, seus próprios jogos e (confirmação recente) os do Xbox atual, além de CDs e mídias graváveis, regraváveis, lotadas de MP3, fotos ou o que mais o usuário puder imaginar. Na verdade a internet abriga um universo bastante vasto de soluções em software desenvolvidas por usuários domésticos - que chegam a permitir que o Xbox atual funcione como uma plataforma multimídia Linux, e esta prática não deve ceder com as novas plataformas.
Além disso, o fato de ser produzido pela Microsoft garante (ou deveria) uma comunicação razoável com o Windows, sistema operacional mais presente no mercado doméstico.
Macintosh, Linux, Microsoft... Todos funcionando harmoniosamente... Sinal dos tempos?
Os principais jogos de lançamento para o X360 são:
- Dead or Alive 4 - jogo de luta tridimensional já clássico das plataformas Microsoft, que entra para competir de cara com Tekken e Virtua Fighter.
- The Elder Scrolls IV: Oblivion - RPG dos mesmos criadores de Call of Cthulhu que tenta apagar a imagem que o Xbox tem de ambiente inóspito ao gênero.
- Halo 3 - best seller da Microsoft, no formato "jogo de tiro em primeira pessoa em esquadrões".
- Final Fantasy XI - RPG multiplayer online que até anteontem era exclusivo dos Playstation.
- NBA Live 06 - tentem encontrar vídeos de demonstração desta maravilha na internet.
- Need for Speed Most Wanted - corridas, tuning e policiais, ponto.
- Além disso, outros títulos como Fifa 2006, Perfect Dark Zero, Ghost Recon 3, Dirty Harry, The Godfather, Project Gotham Racing 3 e Tony Hawks Underground 3 estão prometidos para o lançamente, entre muitos outros.
Revolution (Nintendo)
O "mais comum" e "menos tecnologicamente avançado" dos três grandes teve poucos detalhes revelados, mas o que foi dito já atraiu razoável atenção. Usando discos de 12 cm, ele ainda deve aceitar os mini-DVDs do Gamecube, deve ser conectável ao portátil DS (a exemplo do que houve com o Gamecube e o Gameboy Advance), plenamente online (inédito para a Nintendo) e, num lance de extrema inovação e esperteza, deve ser completamente compatível nativamente com TODOS os consoles anteriores da Nintendo, desde o Famicom (lembra do Phantom System?), SuperNes, N64 e, como já foi citado, o Gamecube. Mas o que se promete ser o elemento mais inovador do console ainda não foi mostrado. A Nintendo vem, faz muito tempo, dizendo que os jogadores vão babar dianto do design e da - hrm - fluidez do controle do console por vir. Parece que o termo "joystick" ("bastão da alegria", dos tempos do Pong) deve ser aposentado de vez loguinho.
Além de tudo, ainda deve ser compatível com DVDs de vídeo e CDs de áudio.
Playstation 3 (Sony) - O bicho papão
Mas nada, nem mesmo as dicas que a Sony vinha nos dando aqui e ali, poderia nos preparar para o que foi apresentado ao mundo em 16 de maio.
Com um processador de tecnologia proprietária, o Cell, aproximadamente 20 vezes mais potente que o seu Pentium IV de 3.2 GHz; um processador gráfico (o RSX, da Nvidia - outra gigante do mercado de PCs) de poder absurdo; 512 megabytes de RAM; um HD de 2,5 polegadas de tamanhos variáveis; suporte a WiFi e Bluetooth; leitura de cartões Memory Stick Pro Duo, SD e CF (I e II); 6 portas USB e, sentem-se, conexão de SETE joysticks wireless simultaneamente, o PS3 será capaz de ler Blu-Ray DVDs, DVDs e CDs com jogos próprios e dos seus antecessores PS e PS2, além de tudo o que se pode pensar em mídias digitais atuais (DVD RAM, ROM, R/RW e CD ROM, R/RW) , tocando filmes, discos, MP3s, fotos e acessando a internet. Será capaz de emitir áudio em Dolby 5.1 e vídeo desde nosso RGB "comunzinho" até o formato HDTV 1080p, o top de linha.
Cansou? Então olhe uma lista de jogos previstos para disponibilização em seu lançamento:
- Vision Gran Turismo
- Devil May Cry IV
- Fight Night Round 3
- Formula 1
- Gundam World
- Killzone 2
- King Kong
- Metal Gear Solid 4
- Scarface
- Splinter Cell IV
- Tekken 6
- Grand Theft Auto
- Ghost Recon
Só tem uma coisa: o joystick é feio (ha!).