Ele não gravou discos nem ganhou o Oscar, mas a morte do advogado Johnnie Cochran mexeu com o mundo do espetáculo. Um porta-voz da família anunciou que Cochran morreu em sua casa em Los Angeles, na tarde de terça-feira, devido a um tumor no cérebro. Aos 67 anos de idade, ele lutava contra o problema diagnosticado no ano passado.

Durante o anúncio, o porta-voz ressaltou o trabalho humanitário do advogado, mas são os polêmicos casos criminais de celebridades que o fizeram famoso a ponto de virar caricatura conhecida mundialmente. Cochran defendeu Michael Jackson, Sean Combs e, principalmente, o ex-jogador O.J. Simpson em audiências que se tornaram folclóricas.

If the glove dont fit, you must acquit (Se a luva não servir, inocente será) é uma de suas frases célebres pronunciadas durante o julgamento que inocentou Simpson da acusação de ter matado a mulher e o amante dela em 1994. Sátiras do Saturday Night Live e de South Park ironizam o fato do negro Cochran ter recorrido, neste caso, à denúncia do preconceito para cativar júri e juiz. A família ainda não divulgou informações sobre o velório.