Um grupo de felizardos vai ouvir Joanne Rowling ler um trecho de Harry Potter and the Half Blood Prince à 00h01 minuto do dia 16 de julho. A leitura acontece no Great Hall do Castelo de Edimburgo, diante de setenta "repórteres" entre oito e dezesseis anos que comparecerão ao Children´s Press Conference Weekend. A escolha dos jovens aspirantes a jornalistas será feita através de concursos organizados pela editora Bloomsbury, jornais e livrarias no Reino Unido e República da Irlanda. A restrição na origem dos participantes irritou os fãs norte-americanos, acostumados aos privilégios de falar o idioma de Harry Potter. Além de ouvir a autora, os vencedores receberão uma cópia autografada do livro e terão uma sala especial no castelo para ler o volume antes de conversar com Rowling sobre o novo capítulo da história no dia 17. Foram convidados, também, os gestores dos sites Mugglenet.com e The Leaky Cauldron, duas das maiores fontes de informação sobre o universo Harry Potter.

Além do lançamento, que coloca Edimburgo em todos os noticiários, a cidade comemora sua posição como o local em que há mais leitores adultos de Harry Potter em toda a Grã-Bretanha. A pesquisa foi feita pela livraria Waterstone´s, que listou as vinte cidades com mais leitores adultos, com a capital em primeiro lugar, seguida das inglesas Bristol e Oxford. A pesquisa mostra, também, que, graças a Potter, aumentou o interesse dos adultos por ficção inicialmente destinada a crianças, transformando o gênero num dos nichos que mais crescem no mercado editorial. Em reposta ao interesse do público, cada vez mais editoras procuram livros capazes de cruzar os limites de idade e interessar leitores de gerações diferentes. A Waterstone´s estima que mais de 250 mil adultos comprarão o sexto volume no dia do lançamento, mais do que a soma das vendas dos campeões do ano passado, John Grisham, Martina Cole e Susanna Clarke. A tiragem de Harry Potter and the Half Blood Prince no Reino Unido será de 1,67 milhões de cópias com duas capas, uma infantil e uma adulta, o que ajuda na contagem de vendas por faixa etária.

Seguindo nas estatísticas, enquanto Edimburgo acumula leitores adultos, Bolton comemora sua posição como a cidade britânica com o maior número de pedidos pré-venda do livro de Joanne Rowling, o que obrigou a livraria Woolworths local a aumentar seu pedido junto à editora em 600%.

Se há alguns meses eram constantes os comentários de que o interesse por Harry Potter havia diminuído, a excitação com o lançamento do livro, e a especulação em torno das filmagens prova o contrário. Katie Couric, a apresentadora do programa Today, um dos mais importantes da TV estadunidense, já anunciou que entrevistará Joanne Rowling na época do lançamento do livro. E Daniel Radcliffe teve de quebrar o hábito de não comentar o que falam a seu respeito para explicar que o fato de ter dito que não passa muito tempo com Rupert Grint fora das filmagens não significa que os dois não são amigos. O ator fez questão de lembrar que ainda está na escola, o que o força a passar todo o tempo livre estudando.

Faltando menos de sessenta dias para o lançamento do livro, Joanne Rowling atualizou seu site oficial, respondendo longamente sobre a profecia que levou à escolha de Harry como o predestinado a derrotar Voldemort, o uso do Veritaserum e outros detalhes com que os leitores ocupam as horas de espera pelo novo livro.

Para os alemães, a espera teve final anunciado com a notícia de que a edição local de Harry Potter and the Half Blood Prince será lançada em 1° de outubro. A Alemanha foi o país de língua estrangeira onde foi vendida a maior quantidade de volumes em inglês de A Ordem da Fênix e, ainda assim, a edição local bateu recordes de venda.

Harry Potter and the Half Blood Prince será lançado em língua inglesa em 16 de julho. Harry Potter e o Cálice de Fogo chega aos cinemas em 18 de novembro.

Compre aqui os três primeiros filmes da série em DVD

Leia mais