Piratas do Tietê - O filme
Piratas do Tietê - O filme
Piratas
do Tietê - o filme, já começa criativo no nome. É que não se trata
de um longa-metragem baseado nas tiras do quadrinhista Laerte, mas
sim, uma peça que transporta as histórias em quadrinhos para o teatro.
O motivo do subtítulo o filme no nome do espetáculo vem do roteiro da peça, que mostra os terríveis piratas paulistanos tentando produzir um longa, a fim de ganhar o cobiçado Minhocão de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cinema dos dois minutos.
Depois de escaparem da prisão momentos antes de sua execução, o Capitão (Domingos Montagner) e seu imediato Jack (Fernando Sampaio), retornam ao galeão ancorado no Rio Tietê, dentro da cidade de São Paulo. Lá, juntam-se a Tobruk (Gustavo Carvalho) e ao resto do bando para darem início a uma onda de saques pela maior cidade brasileira. Desesperada com a violência, a Deputada (Fernanda Umbra) convoca o único homem capaz de levar os Piratas do Tietê à justiça... o aventureiro Silver Joe (Alexandre Roit), atualmente camelô vendendo CDs piratas pelas ruas da capital. Começa aí uma hilária aventura, que envolve lutas, complôs, romance, investigações de paternidade e (pasme!) mudanças de sexo, tudo regado com o ágil humor de Laerte, co-escritor da peça, ao lado de Paulo Rogério Lopes.
O espetáculo, dirigido por Beth Lopes, está extremamente bem montado, com coreografias caprichadas e elenco ótimo, que se utiliza de técnicas circenses a todo instante para garantir o ritmo da ação. Trata-se do grupo La Mínima, que já se apresentou em festivais nacionais e internacionais de circo e teatro. Vale destacar também as seqüências em vídeo, projetadas no próprio palco, que mostram os curtas-metragem criados pelos Piratas com sua moderníssima câmera, vinda direto da Rua Santa Ifigênia (tradicional local de compra de eletrônicos em São Paulo). Intitulado Guerra nas estrelas - o Capitão garante que o tal George Lucas será processado por usar sua idéia -, o curta traz quatro cenas hilárias inspiradas no universo de Star wars, incluindo a inesquecível frase Yoda, você é foda. :-)
Piratas do Tietê - o filme faz parte do projeto Teatro Popular do Sesi, que apresenta espetáculos teatrais de qualidade de graça, visando formar novas audiências. A peça segue até o dia 17 de agosto e é apresentada aos sábados e domingos às 15h00. Basta chegar com pelo menos uma hora de antecedência e retirar seu ingresso na bilheteria.
Serviço:
Teatro Popular do Sesi
Piratas do Tietê - O filme - De 16 de abril a 17 de agosto
Apresentações: Quartas, às 20h - quintas e sextas, às 11h (exclusivo para agendamento escolar) - Sábados e domingos às 15h (para o público em geral).
Av. Paulista, 1313 - Estação Trianon do Metrô - São Paulo - SP
Informações pelo telefone 3146-7406