Você se lembra dos seus 13 anos&qt;& Primeiro beijo na boca, primeira aula de física e química&qt;& Mudanças no corpo, na voz. No mínimo agitado, não&qt;& Agora imagine um garoto que além de todos esses problemas adolescentes, tem alguns extras...

Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, o menino mago está com 13 anos e no terceiro ano do colégio Hogwarts de Magia e Feitiçaria.

Sua lição de casa tem bem mais que formulinhas complicadas para decorar - aquelas que você vivia reclamando, lembra&qt;& Trata de criaturas das trevas terríveis e misteriosas. Seus inimigos não são os meninos da rua de cima. O temido Voldemort e, agora, Sirius Black, o fugitivo da prisão para bruxos Azkaban, atormentam sua vida.

Logo nos primeiros capítulos do livro, Sirius surge como o grande vilão da trama. A notícia de sua fuga assombra o mundo dos bruxos e deixa até mesmo os trouxas, como os tios de Harry, de cabelo em pé. Mas o suposto vilão tem uma surpresa no bolso e mostra que o verdadeiro mal pode estar escondido onde ninguém imagina.

Mas além de Sirius, outro personagem vai entrar na vida dos alunos de Hogwarts: Prof. Lupin. Ele é aquele tipo de professor que dava uma matéria que você só tirava notas altas e ainda por cima era super gente boa, sabe&qt;& Então, é assim que Harry se sente em relação ao novo mestre da escola.

Muito mais que a matéria dada em classe, Lupin ajuda Harry a desvendar um mistério e ensina ao menino magias avançadíssimas, indicadas para alunos do último ano e olhe lá! Nem é preciso dizer que os dois viram amigos e que muitas surpresas estão reservadas para o professor.

Aliás, Lupin, Voldemort e Sirius vão colocar Harry e, lógico, seus fiéis amigos Rony e Hermione em grandes enrascadas. São aventuras pra nenhum dos mais de 350 000 mil fãs brasileiros da série botar defeito.

Fora os novos personagens, J. K. Rowling colocou na fórmula de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban um elemento que ainda não havia aparecido nos livros anteriores. Entrando na adolescência, Harry começa a olhar as meninas de Hogwarts de uma maneira diferente. Mas isso acontece de um jeito beeem tímido e promete muito assunto para o próximo número.

Ah! Outra novidade que não pode passar batida. Quem achava que Harry e seu time eram invencíveis no quadribol, pode ter uma decepção. A taça do esporte preferido dos bruxos pode estar ameaçada. O motivo&qt;& Um perigo que ronda a superpoderosa vassoura voadora de Harry, a Nimbus 2000.

E se você estava pensando em ler O Prisioneiro de Azkaban; aos poucos, esqueça! Com certeza você vai chegar à última página num fôlego só. Ainda mais agora que o quarto número (Harry Potter e o Cálice de Fogo) está nas livrarias e a contagem regressiva pro filme já começou.

Leia também:

Harry Potter e a pedra filosofal
Harry Potter e a câmara secreta
Harry Potter e o cálice de fogo