O chefe de design de Far Cry 3, Jamie Keen, comentou ao IGN como o time de desenvolvimento pretende melhorar a experiência de Far Cry 2 no novo jogo, principalmente com relação ao mundo aberto.

O mundo aberto foi bem legal, mas deixava o jogador um pouco perdido. Queremos ter certeza que não teremos esta situação novamente. O senso de exploração é importante, mas deve guiar o jogador a algo”, disse Keen.

Por outro lado”, ponderou o designer, “não queremos que o jogador se sinta bloqueado. Assim, se ele quiser viajar rapidamente a uma localização, ele poderá. Se ele quiser dirigir, também será possível. Até mesmo se o jogador quiser pular de um penhasco, ele também terá esta liberdade”.

Outro ponto da conversa foi um realismo considerado exagerado, como a possibilidade do protagonista de Far Cry 2 contrair malária. Jamie Keen comentou que “isto deixou as pessoas frustradas”. Assim, os jogadores podem esperar pela retirada desta e de mecânicas similares no próximo game da franquia.

Far Cry 3 terá a mesma ambientação tropical do anterior, e os jogadores poderão encarnar Jason, um turista que se vê separado de sua namorada, em meio a um conflito violento.

O jogo será lançado no dia 6 de setembro para Xbox 360, PCs e PlayStation 3.

Leia crítica de Far Cry 2