Corey Fong e John Tam, desenvolvedores dos jogos Guitar Hero e Guitar Hero II, da distribuidora RedOctane, foram proibidos judicialmente de trabalhar em jogos musicais durante os próximos 12 meses.

A proibição é parte de um acordo legal após um processo aberto pela Activision, atual detentora da série, para prevenir que o estúdio Lodestone Entertainment, recém-criado pelos programadores, se aproveitasse da tecnologia adquirida pela Activision e agora passada para as mãos do estúdio Neversoft (responsável pela série de jogos do skatista Tony Hawk).

1

None

A dupla também foi proibida de trabalhar em qualquer periférico musical similar aos lançados pela Activision em um período de seis meses pós-lançamento, além de ser obrigada a devolver qualquer material que possua da série Guitar Hero para a atual proprietária. Nos detalhes do acordo estão a proibição de criar qualquer jogo com guitarra, bateria ou sintetizador, o que pode dar uma dica do que a Activision está planejando com a tecnologia adquirida da RedOctane.

A vitória se estendeu sobre firmas parceiras da Lodestone, entre elas a Reverb Communications, ex-relações públicas da RedOctane e a fabricante de periféricos The Ant Commandos, além de outro antigo funcionário da empresa.

A Harmonix, desenvolvedora da série Guitar Hero, foi comprada pela MTV em 2006 e agora ambas anunciaram parceria com a Electronic Arts para a criação do jogo Rock Band, que deve ser lançado até o fim de 2007 e já apresentará uma bela concorrência para qualquer produto musical da Activision.