Da Frigideira: Jogamos Killzone 3 em 3-D
Assista ao vídeo da experiência e veja novas imagens
Durante a Comic-Con 2010 tivemos a oportunidade de experimentar o jogo Killzone 3 em 3-D estereoscópico de alta definição - recurso de que o PlayStation 3 já dispõe através de atualização de sistema operacional e que pode ser experimentado em conjunto com um televisor pronto para essa tecnologia.
A demo jogável, "Frozen Shores" (costas congeladas), começou com o esquadrão de soldados ISA se aproximando de uma plataforma de petróleo Helghast no meio de um oceano gelado alienígena. O início da fase coloca o jogador a bordo de um ISA Intruder, veículo que sobrevoa a plataforma, no controle de uma metralhadora fixa. A primeira missão é derrubar uma estrutura inimiga - mas a nave é atingida e os soldados Sev e Rico precisam seguir com a invasão a pé, no meio da neve que cai.
Killzone 3

A fusão do ótimo jogo de tiro em terceira pessoa com a tridimensionalidade - que virou mania nos últimos anos no cinema e agora começa a invadir o mercado de home video - é excelente. Jogamos apenas uns 15 minutos, portanto não dá pra saber ainda quanto tempo dá pra aguentar assim, mas o pouco tempo jogado deu uma ótima impressão da novidade. A qualidade de vídeo é perfeita (tudo bem focado e detalhado, com destaque à aproximação da arma ao rosto, com a mira em primeiro plano), com uma única ressalva: o "recorte" dos personagens que apresentam um leve serrilhado se observados com atenção. Fora isso, toda a profundidade de campo pode ser observada durante a partida e incorporada rapidamente à experiência do game.
Infelizmente, com a fila que se formava para jogar, pude apenas vislumbrar uma das grandes novidades do game, os jatos portáteis. O ataque aéreo dos soldados Helghast pareceu ameaçador (e eles ficam lindos quando atingidos e espiralando em chamas sem controle), mas não tive tempo suficiente para experimentar o sistema de voo do jogo.
Assista abaixo ao vídeo que fizemos no estande da Sony na feira e confira ao lado cinco novas imagens:
Killzone 3 terá mais veículos, armas, inimigos, sistema de combate corpo-a-corpo e um vasto exército Helghast. A trama começa onde o game anterior parou, com o ditador Visari morto aos pés dos soldados Sev e Rico. A morte, porém, deixou um abismo político, que será preenchido em uma teia de esquemas, guerras civis e assassinatos. Enquanto isso, como um presente de partida, Visari detonou uma bomba nuclear em Phyruss, a capital Helghan. Sem reforços e com suprimentos acabando, os membros restantes das Forças Especiais terão que lutar contra a implacável máquina de guerra Helghast sozinhos.
A Sony garante fases dez vezes maiores que as de Killzone 2, incluindo inúmeros cenários inéditos, como campos devastados por radiação, uma floresta alienígena letal, os pólos congelados e ação orbital. Cada uma com seus próprios desafios de jogabilidade.
Killzone 3 será lançado em fevereiro de 2011 com suporte ao 3-D estereoscópico de alta definição e ao PS Move. No Brasil, terá dublagens, legendas e outros recursos em português.