De vez em quando, somos relembrados de que as mensagens simples podem ser as mais poderosas. A de Unravel, o jogo com alma de independente e dinheiro da Electronic Arts que roubou a cena na E3 2015, é uma dessas: a de que os laços que nos unem são poderosos, capazes de resistir às intempéries e a distância.

É curioso como essa característica apareceu ao público antes mesmo de assistirmos ao primeiro segundo do game, quando Martin Sahlin, visivelmente emocionado, tremia com um bonequinho de lã nas mãos ao explicar sua criação no momento mais importante da indústria de games do ano. É uma história pessoal, humana, capaz de emocionar qualquer um que tenha coração.

Essa mensagem é transmitida com facilidade graças à linguagem extremamente literal adotada por Sahlin e seus colegas do estúdio sueco Coldwood: Yarny, o adorável boneco de lã sob o nosso controle, se desenrola enquanto caminha pelos cenários por onde se passa, onde, no fundo da aventura, a história da família a qual ele pertence é revisitada.

Logo de cara, Unravel chama a atenção pelo visual. Os arredores da propriedade campestre na qual o game se passa, adaptados à escala minúscula de Yarny, tornam-se praticamente um outro mundo, no qual poças d’água se transformam em lagos, pedras viram montanhas e ouriços são animais assustadores - tudo retratado com animações fluidas e uma iluminação impecável.

Apesar da beleza do mundo de Yarny e da força de sua mensagem, Unravel não é dos mais desafiadores. Ainda que a mecânica de utilizar os fios como plataformas ou cordas tenha enorme potencial, ela é utilizada sempre de formas simples, fáceis até mesmo quando se está em níveis mais avançados, com situações mais complexas.

A falta de dificuldade pode até desanimar o jogador no meio do caminho, mas isso passa longe da real proposta de Unravel. O que importa é a jornada de Yarny, o que ele representa, e a mensagem que a sua aventura para proteger os laços de sua família significa. É um jogo simples, mas é de coração.

Unravel está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC. O jogo foi testado em um PlayStation 4.

Nota do crítico