Terminou ontem em Florianópolis, o SBGames 2010, IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. A atração mais concorrida do evento foi a palestra com o designer Jonathan Blow, criador de aclamado game Braid.

Para uma sala lotada, Blow falou sobre a responsabilidade dos criadores de games para com o público. E garantiu "nem sempre dar ao jogador o que ele quer é o correto a se fazer".

Farmville

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Farmville é do mal

"Os designers podem dar aos jogadores o que eles querem, mas às vezes isso não é saudável para as pessoas. Jogos como Farmville são do mal. Como designer, eu quero dizer que levo a magnitude desses jogos a sério", disse, referindo-se ao tempo que as pessoas gastam de suas vidas com os games, que não devem, segundo ele, "tornar as pessoas mais burras", como o citado passatempo de rede social.

"Nós temos uma responsabilidade proporcional ao número de pessoas que afetamos. E esse número é cada vez maior. Por isso, não gosto de manipular jogadores. Quero ser o mais ético que puder. Tento criar a maior liberdade possível na mente do jogador. O objetivo dos profissionais dessa área não deve ser preocupar-se em criar o jogo mais divertido, mas respeitar os jogadores, ainda que se tenha pretensão de ganhar dinheiro com o game", concluiu.

O evento aconteceu de 8 a 10 de novembro. Blow está atualmente trabalhando em um novo título que, como Braid, deve tirar as pessoas de sua zona de conforto, obrigando-as a raciocinar de maneiras inusitadas para resolver os problemas apresentados.