A editora Scholastic divulgou nota oficial informando que as vendas do livro A Bússola de Ouro aumentaram em 500% nos últimos três meses. O livro também chegou ao topo da lista dos mais vendidos do jornal USA Today, bem como a nova edição da trilogia Fronteiras do Universo (His Dark Materials), que reúne A Bússola de Ouro, A Luneta Âmbar e A Faca Sutil.

A trilogia também voltou a figurar na Booksense National Book Seller List, uma lista compilada pelas livrarias independentes dos EUA. Até o momento, A Bússola de Ouro atingiu o total de 3,5 milhões de cópias vendidas somente nos Estados Unidos. O aumento do interesse pelos livros de Philip Pullman já era esperado e deve crescer ainda mais com a proximidade da estréia do filme estrelado por Daniel Craig e Nicole Kidman.

golden compass

None

O filme, que teve sua pré-estréia mundial semana passada, em Londres, enfrenta forte tiroteio quando o assunto é o modo como Pullman trata a religião organizada. A Liga Católica anunciou um boicote contra o filme, acusando o autor de tentar atrair crianças para o ateísmo, enquanto a National Secular Society criticou a adaptação, acusando a New Line Cinema de ter retirado as menções à autoridade religiosa para transformar A Bússola de Ouro numa simples aventura.

Em sua entrevista antes da estréia, Daniel Craig, que interpreta Lorde Asriel, disse não estar surpreso com a crítica. O ator defendeu que o livro não é anti-religioso, mas contrário ao mal uso do poder.

O longa tem estréia prevista para 7 de dezembro nos EUA e em 25/12 por aqui. A direção é de Chris Weitz (Um grande garoto, Formiguinhaz).

Leia aqui as primeiras impressões do Omelete sobre uma prévia do filme.