Roberto Gomez Bolaños nunca saiu de moda na televisão brasileira, mas ultimamente o seu personagem mais famoso, o Chaves, tem sido mancheteado por aqui como nunca.

Primeiro, há alguns meses, o SBT perigou não renovar o contrato de exibição do seriado mexicano com a Televisa. Recentemente, com a compra refeita, o curinga da programação de Silvio Santos continuou pontuando alto na audiência - mais até do que as estréias de Adriane Galisteu e Ana Paula Padrão na rede. Semana passada, foi a convenção de fãs que alimentou o noticiário pop em São Paulo e o lançamento do DVD. Agora sai um livro sobre as duas décadas do Chavo del Ocho no Brasil.

Infamemente chamado Chaves - Foi sem querer querendo?, o lançamento da Matrix Editora chega às livrarias com 160 páginas. Escrito pelos jornalistas Luís Joly, Fernando Thuler e Paulo Franco, conta curiosidades do lançamento do programa no SBT, relembra episódios, bordões consagrados e elucida boatos como as mortes e os amores dentro do elenco. Com dezenas de entrevista, tenta até explicar o fenômeno via psicologia - proposta presente em oito de cada dez mesas de boteco, mas que exige seriedade no papel.

Chaves - Foi sem querer querendo? custa R$ 27,00, em média. Compre aqui.

O DVD do Chaves também está sendo vendido

Leia mais sobre o Chaves