Banco Imobiliário de cara nova
Banco Imobiliário de cara nova
As ruas do jogo original, lançado em 1935, eram baseadas em endereços reais da cidade de Atlantic City, New Jersey. Na nova edição, são somente endereços famosos de todo o país, escolhidos numa votação online. Tem a Times Square, a Rodeo Drive, a praia de Waikiki, estádios de baseball e pontos históricos.
Sorte ou revés? Você ganha dinheiro nas cartas se "você é um concorrente com boas chances num reality show" ou se "você dirige um carro híbrido".
Companhia Ferroviária, Companhia de Aviação? Agora você compra o aeroporto. Ou um provedor de internet. Ou uma empresa de telefonia celular.
E os preços? São para encher os olhos: US$ 1 milhão pelo Arco de St. Louis , US$ 3,4 milhões pela Casa Branca, US$ 2,4 pela Disney World...
Mas não se assuste. A cada passada pelo ponto de partida você leva US$ 2 milhões.
A versão Here & Now já havia sido lançada na Inglaterra e em outros países europeus em 2005. Por lá, já existe uma edição ainda mais avançada: a Electronic Banking Edition. Esqueça as cédulas coloridas, porque suas transações são todas feitas em Cartões Visa.
A Hasbro jura que as empresas cujos logos adornam o jogo – as pecinhas de celulares Motorola, as McFritas, o carro Toyota – não pagaram para estar ali. A fabricante diz que elas são importantes para representar o cenário econômico atual, que é a proposta da nova edição.
Mas a iniciativa atraiu críticas como a da ONG Commercial Alert, que se opõe à comercialização da cultura norte-americana. A organização recomenda que os pais boicotem o jogo neste Natal e diz que "a Hasbro tirou um dos valores primários do seu produto. Digam o que disserem sobre Monopoly, pelo menos ele mostrava às crianças a importância da poupança e de investimentos. Agora ele promove o consumismo.".