None

Forza MotorSport 6 é um dos grandes lançamentos do Xbox One para 2015. Na E3, o Omelete testou o jogo e conseguiu comprovar alguns avanços na franquia, boa parte deles relacionados aos gráficos, pois a jogabilidade segue intacta - naquele misto quase perfeito de simulação e arcade proposta pela série. E a pista do Rio de Janeiro, a principal do título, se apropria de liberdade criativa, mas entrega uma bela cópia da Cidade Maravilhosa.

"Enviamos uma equipe para passar alguns dias no Rio de Janeiro, para poder capturar a essência da cidade e reproduzir tudo isso no jogo. Correndo pelas ruas, você verá não só o Cristo Redentor, mas as ondas batendo contra as rochas", disse o diretor criativo da Turn 10, Bill Giese. A fidelidade está nos pontos turísticos e no clima que a pista transmite no momento da corrida, pois há vida no circuito. Os brasileiros acharão diversas semelhanças com a cidade.

Por outro lado, fica evidente que a escolha foi feita pelo exotismo e a possibilidade de fazer algo em pistas bem menores e com um visual não visto na série desde o primeiro episódio. "Queremos que o Rio seja a cidade que marca Forza 6, assim como foi Praga no 5. A cidade não é apenas bonita. Ela também tem uma mescla de vários estilos de visual, mas também um ambiente no qual podemos explorar ao máximo as capacidades dos nossos novos atributos", falou Giese.

Forza 6 inclui chuva e o período da noite com o mesmo apuro técnico que faz com os outros quesitos, tração, sujeira, colisão, etc. "Criamos um sistema de porosidade que fará cada gota agir de uma maneira diferente em uma superfície. Então quando você estiver na chuva verá o carro se molhar de um jeito completamente diferente toda vez. O mesmo acontecerá com as pistas e as poças d'água, que afetarão os pneus de maneiras distintas e individuais. Cada roda terá sua própria porosidade", revelou.

E de fato, no vídeo demonstrado à portas fechadas, deu para notar um comportamento bem independente entre as rodas. No caso da água, cada uma das gotas que colidem com o vidro dianteiro, por exemplo, se mexem de uma maneira. Visualmente é impressionante, sem dúvida. Para os amantes de automobilismo, Forza 6 tem uma novidade interessante que é o ShowCase Events de antigas eras do automobilismo. Nesse modo, os jogadores poderão reviver grandes corridas da história, especificamente escolhidas pela Turn 10.

Ainda pensando no jogador singular, Forza 6 aumentou consideravelmente sua campanha principal, agora chamada de Stories of MotorSport, que terá mais de 70 horas. Será quase uma história de carros e motores por todo esse tempo, viajando o mundo inteiro e experiementando novos veículos. A Microsoft não mostrou todos os circuitos, mas pelo mapa apresentado são mais de 25 pistas ao redor do mundo.

Outra novidade é a personalização do Drivatar, sistema de inteligência artificial que imita perfis de outros jogadores. Agora, segundo a Turn 10, será possível optar por características mais ou menos agressivas no momento que a disputa começar. "É algo que nossos fãs pediam há muito, mesmo aprovando muito o drivatar. Então demos a liberdade de poder escolher e construir o melhor adversário possível. Achamos que isso dará uma nova dinâmica às corridas", disse Giese.

Forza  MotorSport 6 chega em 15 de setembro para Xbox One.