Há mais de dez anos, em 9 de maio de 2006, o jogo que hoje conhecemos como Final Fantasy XV foi anunciado para o mundo. Uma geração inteira de consoles se passou até a próxima terça-feira, 29 de novembro, dia em que o título finalmente chega às lojas.
Final Fantasy Versus XIII
Final Fantasy XV surgiu ao mundo como Final Fantasy Versus XIII, o "episódio sombrio" da mitologia Fabula Nova Crystallis, a qual também pertence Final Fantasy XIII. O game foi anunciado em 2006 para o PlayStation 3. Assista aqui.
Continua depois da Publicidade
Nesta lista, fazemos uma linha do tempo relembrando os pontos mais marcantes da década de produção do game, de sua revelação na E3 como Final Fantasy Versus XIII, passando pelo período conturbado e o reanúncio como FFXV. Confira:
2007: o primeiro ano de ausência
Após seu anúncio, FF Versus XIII se ausentou de todas as grandes feiras de jogos daquele ano, incluindo a E3 e a Tokyo Game Show. O ano, porém, se encerrou com uma versão estendida do primeiro trailer.
Mais dois meses de atraso
O anúncio cheio de pompa, entretanto, não adiantou de nada. Em agosto, a equipe decidiu adiar o game para polí-lo e, assim, não necessitar de um enorme patch de correção de bugs no lançamento. A nova data é 29 de novembro.
Multiplataforma?
Em 2008, ano em que a Square Enix anunciou o fim da exclusividade de Final Fantasy XIII (o jogo sairia para Xbox 360 além do PlayStation 3), nada se falou sobre Versus XIII, sugerindo sua então exclusividade para o console da Sony. Em uma entrevista, o diretor Tetsuya Nomura diz que o jogo tem desenvolvimento "reduzido" por conta dos esforços em FFXIII.
A última demo e o lançamento
Em outubro, a Square Enix anunciou que Final Fantasy XV estava pronto. No mês seguinte, saiu a terceira demo do jogo, "Judgement Disc", exclusiva para o Japão. Após dez anos de espera, Final Fantasy XV finalmente chega às lojas em 29 de novembro.
Revelado o nome do protagonista
Dois anos depois do anúncio, descobrimos o nome do protagonista que aparece no trailer: Noctis. É revelado o primeiro gameplay do jogo, no qual Noctis conversa com Stella - uma personagem que acabou cortada da versão final do jogo.
Evento de anúncio da data
Em março de 2016, a Square Enix organizou um evento para anunciar a data de lançamento de FFXV. O game ficou marcado para 30 de setembro. Até lá, seriam lançadas várias obras dentro de seu universo: um anime, intitulado Brotherhood: Final Fantasy XV, e um filme em computação gráfica, Kingsglaive: Final Fantasy XV. Uma segunda demonstração do jogo, chamada "Platinum Demo", também foi lançada.
Final Fantasy XIII é lançado; FF Versus XIII é incógnita
Entre o fim de 2009 e o começo de 2010, a Square Enix lançou mundialmente Final Fantasy XIII, sugerindo que agora a contraparte será o foco. Entretanto, o jogo se ausenta da E3 mais uma vez e não revela nenhum conteúdo novo em vídeo.
Continua depois da Publicidade
Surge a primeira previsão de lançamento: 2016
Na Gamescom de 2015, a Square Enix fala pela primeira vez sobre a chegada de Final Fantasy XV às lojas: o título sairá em 2016, sem data definida. A demonstração "Episode Duscae" ganha uma atualização.
O fim da Fabula Nova Crystallis?
Em 2011, Final Fantasy Versus XIII ganha novo trailer e a equipe diz que o game entra em plena produção. Nos bastidores, o fracasso de crítica de Final Fantasy XIII faz a mitologia Fabula Nova Crystallis ruir: Final Fantasy Agito XIII, o terceiro game da saga, é renomeado como Final Fantasy Type-0 no Japão.
Episode Duscae
Ciente da espera pelo game, Hajime Tabata assumiu uma posição de transparência em relação ao desenvolvimento do jogo. Para aplacar os ânimos do público, Tabata lançou uma demo em março de 2015 chamada "Episode Duscae", que introduzia os primeiros conceitos do jogo e viria com o lançamento de Final Fantasy Type-0 para PS4 e Xbox One.
Desenvolvedores pedem paciência
Mais uma vez ausente na E3 e sem muitas informações anos após seu anúncio, Final Fantasy Versus XIII adentra 2012 com seus desenvolvedores pedindo paciência para o público em diversas entrevistas.
Mudança no comando
Um ano depois do reanúncio de Final Fantasy XV, foi revelado que a equipe criativa do jogo mudou: Hajime Tabata, diretor de Final Fantasy Type-0, assumiu o controle do projeto no lugar de Tetsuya Nomura. Ele revela que o trabalho está 55% concluído - isto, claro, desde que ele passou a comandar o jogo.
Continua depois da Publicidade
FF Versus XIII é "cancelado"; FFXV vira rumor
Em julho de 2012, surgem os primeiros rumores de que Final Fantasy Versus XIII teria sido cancelado. A Square Enix desmente a informação rapidamente, mas um detalhe, entretanto, comprovaria sua veracidade no futuro: os recursos do jogo haviam sido transferidos para o próximo game principal da franquia, Final Fantasy XV.
O ressurgimento como Final Fantasy XV
Na E3 de 2013, a Square Enix divulga um novo trailer do jogo e o renomeia oficialmente como Final Fantasy XV. As plataformas do jogo também mudam: do PS3, o game passa para o PlayStation 4 e o Xbox One. Veja o trailer aqui.