Antes de tudo, vamos resolver uma questão básica: cada Final Fantasy é uma história à parte. Os universos, no geral, são completamente diferentes uns dos outros, sem quaisquer relações entre os jogos — a não ser que explicitamente indicado o contrário, como em Final Fantasy X-2 ou XIII-2.

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De qualquer forma, com base na lista de profissionais confirmados em Final Fantasy 16, podemos buscar as participações deles em títulos anteriores da franquia para estabelecer o nível de qualidade esperado ou mesmo a atmosfera da história. Então, vamos lá.

Final Fantasy 15

Noctis ganha poderes mágicos.

É sempre bom saber onde a franquia parou em termos de jogos inéditos. Por mais que Final Fantasy 7 Remake seja mais recente do que o décimo quinto jogo, Final Fantasy 15 foi o último a mover a série principal para a frente.

Se tudo der certo, Final Fantasy 16 será infinitamente melhor.

Reprodução: Square Enix.

Final Fantasy 14

Personagem principal de Final Fantasy 14 olha para a tela.

Naoki Yoshida, ou Yoshi-P, como é conhecido por muitas pessoas, foi fundamental para que Final Fantasy 14 passasse de fracasso completo a sucesso absoluto. Ele foi creditado como diretor em nada menos do que FF14: A Realm Reborn, Heavensward, Stormblood, Shadowbringers e Endwalker.

Em Final Fantasy 16, Yoshi-P será produtor. Apesar dessa posição nos fazer pensar em funções mais relacionadas ao que acontece "por trás das câmeras", o efeito de um bom ou mau produtor sempre é sentido em todo o produto final. Então, se você quer ter um gostinho das campanhas que passaram pela direção de Yoshi-P, conclua pelo menos um arco de Final Fantasy 14.

Aliás, o diretor de Final Fantasy 16, Hiroshi Takai, também atuou como produtor em Final Fantasy 14, além de ter sido um dos responsáveis pelos visuais das batalhas de Final Fantasy 5.

Falando ainda de Final Fantasy 14, Kazuya Takahashi, o responsável pelo design de personagens em Final Fantasy 16, desempenhou o mesmo papel em Final Fantasy 14: Shadowbringers, Stormblood e Heavensward.

Reprodução: Square Enix.

Final Fantasy 12

Batalha de Vaan e amigos contra monstros.

Presente na franquia desde 1997, quando trabalhou em Final Fantasy Tactics como Planejador de Eventos, Kazutoyo Maehiro é o roteirista e diretor criativo de Final Fantasy 16. Ele também é um veterano de Final Fantasy 14.

Lá em Final Fantasy 12, lançado em 2006, Kazutoyo Maehiro trabalhou como Designer Principal do Sistema de Batalha. Surpreendentemente, entretanto, Maehiro parece ter absorvido muito do que se viu na história do décimo segundo jogo numerado.

Novamente, a política é um dos temas centrais de Final Fantasy 16, assim como foi em 12. Se você quer ter ideia do que esperar, ainda que de maneira não tão precisa, vá em frente e jogue o jogo de 2006 — de preferência, a versão The Zodiac Age.

Um dos dois diretores de Final Fantasy 12, Hiroshi Minagawa, será diretor de arte em Final Fantasy 16.

Reprodução: Square Enix.

Final Fantasy Tactics

Personagens principais de Tactics lado a lado.

Também marcado por um misto de conspirações políticas e dramas pessoais, Final Fantasy Tactics está entre os favoritos dos fãs de longa data da franquia. Inclusive, o já citado Hiroshi Minagawa trabalhou em Tactics como diretor de arte.

A relação, em termos de quais funções os desenvolvedores desempenharam em jogos anteriores de Final Fantasy, é mais distante aqui do que nas demais recomendações. Ainda assim, quando falamos em política e Final Fantasy, é quase impossível deixar Tactics passar.

Reprodução: Square Enix.

Devil May Cry 5

Luta cheia de ataques mágicos em Devil May Cry 5.

Por incrível que pareça, fechamos a lista com Devil May Cry 5. Um jogo da Capcom sem qualquer relação com Final Fantasy... Ao menos em termos de história. Afinal, Ryota Suzuki, que trabalhou como um dos game designers no título mais recente da série da Capcom, está confirmado no jogo da Square Enix. Ele também trabalhou em Dragon's Dogma. 

Reprodução: Capcom.