Shinji Mikami é uma lenda dos videogames. O designer japonês criou a série Resident Evil e colaborou em games como Viewtiful Joe e Devil May Cry. Porém, sua recente tentativa de criar um shooter, o game Vanquish, não deu o resultado esperado. Assim, Mikami optou por retornar ao que sabe fazer melhor: games de "horror de sobrevivência". Através da ZeniMax Media, empresa afiliada à Bethesda, ele está trabalhando em The Evil Within, jogo que teve uma demonstração ao vivo a portas fechadas na E3 2013.

The Evil Within 03 28demaio2013

O título pareceu um retorno glorioso às raízes do survival horror por Mikami. Ao mesmo tempo, lembrou Resident Evil, Silent Hill e Alone in the Dark, as três grandes franquias do gênero - mas com uma interessante modernização de mecânica. A jogabilidade parece um game de ação e tiro tradicional, em terceira pessoa com câmera livre, mas com uma pegada de terror cinematográfico recente. Dois dos vilões que foram enfrentados em tela, afinal, lembraram muito criaturas das telas. O primeiro, uma mistura do maníaco Jason Voorhees com Leatherface, e a outra, uma tenebrosa Samara/Sadako-aranha.

Curiosamente, os monstros mal foram enfrentados, com o testador preferindo fugir e guardar sua munição para feras mais simples, como mortos deformados. A impressão é que o equilíbrio entre ação, terror e furtividade (em muitos casos fugir não é uma opção, você precisa se esconder de que quer que esteja o caçando) está muito bem pensado. "E certifique-se sempre que o monstro esteja morto", explicou Mikami durante a demo, sugerindo uma finalização grotesca (envolvendo fogo) ao produtor que testava o game.

The Evil Within 01 28demaio2013

Na trama, um detetive policial responde ao chamado de seus colegas que foram averiguar um distúrbio em um hospital psiquiátrico. Chegando lá, Sebastian Castellanos depara-se com todas as viaturas vazias, sem sinais de luta, sangue ou armas. Adentra com seus colegas a instituição para encontrar um verdadeiro matadouro - e começa sua jornada em direção a um pesadelo, que não tarda a adquirir proporções épicas.

Assistir aos 20 minutos de demo foi como ver um filme de terror. A atmosfera é intensa, o som é perturbador e o medo parece que realmente retornará ao gênero nos grandes títulos. "E sem aquela chatice de quick time events", concluiu um empolgado Mikami.

The Evil Within tem lançamento estimado para 2014 com versões para Xbox 360, PlayStation 3, PCs, PS4 3 e Xbox One.

Saiba mais novidades da E3 2013