A Ninjas in Pyjamas (NiP) enfrenta a KRÜ, às 16h (de Brasília) desta quinta-feira (30), em busca da última vaga da América do Sul para o VALORANT Masters Copenhagen 2022. O duelo será realizado presencialmente no Centro Costa Salguero, na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Nele, ambas as equipes chegam abaladas após derrotas por 3 a 0 nas finais regionais de Brasil e LATAM, respectivamente. Por isso, os Ninjas precisarão estar mentalmente preparados para aproveitar a única série melhor de cinco (MD5) do Last Chance Qualifier (LCQ) e se garantir no torneio internacional de VALORANT

LEIA MAIS

Escalações

Enquanto a NiP tem cinco brasileiros em sua escalação, a KRÜ - organização originalmente argentina e fundada pelo ex-jogador de futebol Sergio Agüero - é majoritariamente composta por chilenos, com apenas as presenças do pro player Klaus e do treinador Leazo, ambos argentinos.

Ninjas in Pyjamas

  • xand 
  • Jonn 
  • cauanzin 
  • v1xen
  • bezn1 
  • JhoW (treinador)

KRÜ

  • NagZ 
  • keznit 
  • delz1k
  • Klaus
  • Mazino
  • Leazo (treinador)

O que dizem as duas equipes?

Em coletiva oficial da Riot Games nesta quarta-feira (29), Leazo pregou respeito pela NiP e enalteceu o fato de que o Brasil venceu o último duelo decisivo contra o LATAM. O treinador da KRÜ, por outro lado, acredita que sua equipe é um tanto quanto mais favorita.

"A NiP é um ótimo time. O Brasil venceu o último playoff contra o LATAM, então temos que nos preparar bem. Apesar disso, acho que o mais importante é focarmos em fazer a nossa parte. Não jogamos o que sabemos jogar na final do VCT LATAM e por isso estamos aqui. Se entregarmos o que conseguimos, temos uma boa chance de vitória”, disse Leazo.

Com um discurso similar ao de Leazo, xand e Jhow bateram na tecla de que a NiP foca em se preparar primeiro para depois pensar na forma como neutralizar a KRÜ. Apesar disso, o treinador dos Ninjas confirmou que fará o dever de casa e estudará os adversários.

"Não acredito em favoritismo. São dois times bons e a preparação está sendo focada no nosso próprio jogo. Acredito que temos condições de sair com a vaga se entregarmos o nosso nível", revelou xand.

"Para mim, uma preparação bem-feita se encaixa contra qualquer adversário. Focar em nós mesmos significa melhorar o individual e o coletivo, mas claro que estudamos as preferências dos nossos oponentes", concluiu JhoW.

valorant masters copenhagen 2022 ninjas in pyjamas nip xand jonn cauanzin v1xen bezn1 roy
Foto: Bruno Alvares/Riot Games

Histórico

Esta será a segunda vez que o Brasil disputa uma vaga internacional contra o LATAM. Curiosamente, a NiP estava na primeira ocasião e venceu a Leviatán pelo impactante placar de 3 a 0. Na época, a KRÜ havia derrotado a própria Leviatán, por 3 a 2, na final do LATAM. Só que agora os papéis se inverteram e foi a vez da Leviatán se vingar, em nova decisão regional, com direito a 3 a 0 sobre a organização de Agüero.

Confronto

Mas antes de ser atropelada pela Leviatán, a KRÜ vinha completamente embalada e venceu todos os jogos (8) pela fase de grupos e pelos playoffs do segundo split do VCT LATAM 2022. A última derrota da equipe chilena antes desta sequência invicta - que chegou a vencer a própria Leviatán por 2 a 0 - havia sido pelo VALORANT Masters Reykjavik 2022, quando perdeu por 2 a 0 e foi eliminada pela norte-americana OpTic, que viria a ser campeã da competição.

De uma maneira um tanto quanto similar, a NiP também teve uma sequência de vitórias no segundo split do VCT BR 2022. Os brasileiros terminaram a fase de grupos com quatro vitórias em quatro jogos e venceram a Vivo Keyd nas semifinais dos playoffs. Depois disso, os Ninjas acabaram derrotados pela LOUD na final da chave superior, voltaram a ganhar da Keyd na final da chave inferior, mas perderam novamente da LOUD na decisão do torneio.

Resumidamente, a KRÜ é a melhor equipe do LATAM, mas acabou surpreendida pela Leviatán. Já a NiP é visivelmente a segunda força brasileira e está a pelo menos um patamar abaixo da LOUD, que aparenta ser imbatível na América do Sul neste momento. Logo, o duelo tem tudo para render sentimentos e emoções à flor da pele.

Forças e fraquezas

Ao longo da segunda etapa do VCT de Brasil e LATAM, NiP e KRÜ têm prioridades parecidas em mapas. Os dois costumam escolher Haven e Ascent. No primeiro, os chilenos sofreram duas derrotas em cinco jogos, mas tiveram 100% de aproveitamento no segundo. Já os brasileiros venceram três de quatro e cinco jogos respectivamente disputados na Haven e Ascent.

No entanto, há diferenças entre os estilos das duas equipes. A KRÜ não jogou Fracture e Icebox na fase de grupos, mas teve 100% de aproveitamento nos dois mapas ao longo dos playoffs. Além disso, os chilenos historicamente tem uma Bind muito forte (24 vitórias em 30 partidas) e não perderam um único jogo disputado no mapa ao longo da última edição do VCT LATAM. 

valorant masters copenhagen 2022 kru vct latam 2022
Mapas jogados pela KRÜ na fase de grupos da segunda etapa do VCT LATAM 2022 (Foto: Reprodução/VLR.gg)

A NiP, por sua vez, só disputou uma Bind no segundo split do VCT BR 2022 e perdeu. Os Ninjas têm, como ponto forte, a Split - mapa que ainda estará habilitado para a série contra a KRÜ e a equipe brasileira teve 75% de aproveitamento em quatro partidas. É provável, portanto, que a NiP escolha Split, uma vez que os chilenos evitam jogá-la.

valorant masters copenhagen 2022 ninjas in pyjamas nip xand jonn cauanzin v1xen bezn1 roy
Mapas jogados pela NiP na segunda etapa do VCT BR 2022 (Foto: Reprodução/VLR.gg)

Ainda assim, é difícil definir as fraquezas da KRÜ. O time liderado individualmente por keznit, que já foi acusado de injúria racial e discriminação contra jogadores brasileiros, foi extremamente dominante no LATAM e levou vantagem principalmente na Bind, Ascent e Breeze, com nove vitórias em nove jogos disputados na soma entre os três mapas.

Enquanto isso, a NiP não foi bem na Breeze e Icebox, mas teve boas performances na Haven e Split. O terceiro mapa mais forte dos brasileiros fica entre Fracture (67% de aproveitamento) e Ascent (60% de aproveitamento). Mesmo diante de todos os números retirados do site VLR.gg, saiba que tudo pode acontecer em uma série MD5.

VALORANT Masters Copenhagen 2022

O próximo Masters de VALORANT acontece entre 10 e 24 de julho, na cidade de Copenhagen, na Dinamarca. O torneio terá 12 equipes participantes de sete regiões diferentes. A única vaga que resta é a do confronto entre NiP e KRÜ

Confira todos os times classificados:

  • LOUD - Brasil

  • Fnatic - Europa

  • Guild Esports - Europa

  • FunPlus Phoenix - Europa

  • OpTic - América do Norte

  • XSET - América do Norte

  • Paper Rex - Ásia-Pacífico

  • XERXIA - Ásia-Pacífico

  • Northeption - Japão

  • DRX - Coréia do Sul

  • Leviatán - LATAM

  • A definir - Brasil vs LATAM (1 vaga)