
Wojciech Wandzel/Riot Games
VALORANT Champions: Vikings fica no quase e perde para Gambit
Apesar de dolorida, a derrota dos brasileiros não é o fim do mundo, já que ainda há mais um jogo pela frente valendo a classificação para os playoffs
A Team Vikings encarou sua primeira derrota no VALORANT Champions. Após estrear com vitória sobre a Crazy Raccoon, a equipe de Sacy encarou a Gambit, fez uma série consistente, mas ficou no quase contra os russos, que levaram a melhor no confronto por 2 a 1 e se classificaram para os playoffs do campeonato. Apesar deste primeiro resultado negativo, os brasileiros seguem vivos na disputa e encaram o vencedor de Crazy Raccoon vs Team Secret, valendo a segunda vaga do grupo nas quartas de final.
Escalações
Vikings
- Sacy
- sutecas
- Saadhak
- frz
- gtn
- bzkA (treinador)
Gambit
- d3ffo
- Chronicle
- nAts
- Redgar
- Sheydos
- Engh (treinador)
Confronto
Split
Assim como tem sido na maioria dos jogos brasileiros neste Champions, a Vikings começou a partida muito bem, emplacou 4 a 0 no placar, mas logo em seguida sofreu a virada. A reação da Gambit começou em boa rodada de Chronicle, que claramente animou o time para a sequência. Os russos se mostraram muito mais ligados no jogo, souberam se adaptar muito bem aos setups defensivos do inimigo e não só empataram em 4 a 4, como também viraram para 7 a 5.
Após viver ótimo momento no ataque e mudar o lado para o lado teoricamente mais favorável do mapa, a Gambit foi absoluta. Na segunda etapa, os representantes da Rússia perderam apenas uma rodada antes de levarem a melhor em 13 a 6, com ótimas participações do trio d3ffo, Chronicle e Sheydos.
Bind
A Gambit tentou impor seu ritmo de jogo de avançar na defesa e estar sempre dominando espaços e buscando informação. Ainda assim, o ataque da Vikings lidou muito bem com isso e disparou em 7 a 1. Ainda assim, aos poucos os russos conseguiram se adaptar na partida, apesar de tardiamente, e diminuíram no fim para 8 a 4, com retomadas de spikesite muito boas.
No segundo tempo, a superioridade da VKS que já era clara, foi ainda maior. O time brasileiro soube manter a calma para punir avanços precipitados, cruzaram muito bem a mira para envolver o ataque inimigo e ainda contaram com o individual em dia de todo o elenco para sofrer apenas um ponto de finalizar a partida em 13 a 5.
Icebox
Animadíssima com a vitória anterior, a Vikings chegou ainda mais forte na Icebox e mais uma vez engoliu o jogo inimigo com seu próprio ritmo e jogadas individuais quebrando os momentos chaves da partida. A Gambit ainda tentou resistir, mas ficou muito atrás na vantagem brasileira de 9 a 3.
As primeiras rodadas da segunda etapa mostraram um equilíbrio entre os dois times, que começaram a trocar pontos. O fato favoreceu e muito a VKS, que já estava a frente do placar e chegou ao matchpoint de 12 a 5. Na hora de fechar o confronto, era visível certa ansiedade do Brasil, houveram muitas tentativas de heroísmo e a Gambit aproveitou cada uma delas para pouco a pouco correr atrás do prejuízo e empatar o jogo em 12 a 12.
Pela prorrogação a Gambit seguiu aproveitando o seu ótimo momento e logo conquistou os dois pontos que precisava para virar o jogo e fechar a conta em 14 a 12, além do 2 a 1 na série.
Campeonato