O que praticamente toda a comunidade brasileira de VALORANT esperava aconteceu nesta segunda-feira (11): aspas anunciou sua saída da LOUD. Mas quais foram os motivos para isso? Diante de indefinições públicas de ambos os lados, o The Enemy foi em busca de respostas e obteve informações exclusivas sobre o caso (confira abaixo).

Antes de tudo é preciso contextualizar que aspas já tinha o desejo de deixar a LOUD após o título do VALORANT Champions 2022, assim como Sacy e pANcada fizeram, mas foi convencido a permanecer na organização em 2023. Ele havia gostado do projeto apresentado pelo time brasileiro, mas perdeu a confiança com o passar do tempo.

Isso porque aspas, em um primeiro momento, ficou insatisfeito com a estrutura montada pela LOUD nos Estados Unidos para a disputa do VCT Americas 2023. A organização teve alguns problemas de início, mas depois conseguiu resolver entre o meio e o fim da temporada — quando a decisão já estava tomada. O pai do jogador, que gere a carreira dele, chegou a ir ao país durante as finais da liga internacional para, além de curtir a viagem, também “ver com os próprios olhos” a situação.

Outro ponto foi que, apesar de ter se tornado o único jogador a ser embaixador de uma marca no cenário das Américas de VALORANT por conta da influência da LOUD, aspas não gostou de algumas promessas que não foram cumpridas pela organização e ficou ainda mais insatisfeito.

Seguindo esta linha, algumas das pessoas próximas a aspas defendiam que ele deveria aproveitar “melhor” o momento da carreira para ganhar mais dinheiro e, portanto, ter um salário superior ao que recebia na LOUD. 

Ou seja, na soma de todos os fatores, aspas chegou ao ponto de decidir durante a própria temporada 2023 que deixaria a LOUD após o término do contrato. Embora as informações do leaker Slasher indicaram um clima ruim entre aspas e outros jogadores da equipe antes do VALORANT Champions 2023, esta questão não foi levada em consideração na decisão.

aspas loud valorant champions 2023
aspas durante o VALORANT Champions 2023 (Foto: Colin Young-Wolff/Riot Games)

Vale lembrar que, depois de ter sido eliminado e terminar no top-3 do mundial do jogo deste ano, aspas disse não gostaria de sair da LOUD ao ser perguntado em entrevista coletiva. Só que, naquele momento, o jogador já tinha tomado a decisão de deixar a organização, mas não havia comunicado internamente.

Ainda que tivesse conhecimento do desejo de aspas de sair, a LOUD fez uma proposta de renovação e tentou ao máximo mantê-lo por ao menos mais uma temporada competitiva. O jogador, no entanto, recusou e optou por anunciar a decisão de forma individual nas redes sociais — o que, inclusive, não havia sido combinado com a LOUD.

Em relação a propostas, aspas já havia recebido algumas sondagens enquanto estava sob contrato com a LOUD. Ainda assim, ele deixou a organização brasileira sem estar acertado com nenhuma equipe e, conforme anunciado, pretende ouvir todas as propostas antes de decidir para qual organização irá.

Procurada para um posicionamento sobre o assunto, a LOUD optou por não se manifestar.

LEIA MAIS

Sem aspas, a LOUD agora busca resolver a situação da lineup formada por Saadhak, Less, tuyz e cauanzin, e da comissão técnica de fRoD e stk ao longo da atual janela de transferências do VALORANT Champions Tour (VCT) que termina somente em julho do ano que vem.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!