O Rocket League está entre as poucas modalidades de esports em que o Brasil tem chances reais de ser campeão mundial. O país terá três representantes no Rocket League Championship Series (RLCS) World Championship (WC) 2022, o Mundial da Modalidade, que começa a partir das 13h (de Brasília) desta quinta-feira (4): FURIA, Team Secret e The Club - que chegou a negociar com a Los Grandes, mas não teve um desfecho positivo. Apesar dos dois últimos estarem na fase de entrada do torneio, é possível sonhar com o título.

LEIA MAIS

Inegavelmente a FURIA é a grande esperança brasileira na competição. Isso porque os Panteras estão em ascensão desde o ano passado, dominaram a América do Sul nas últimas duas edições dos regionais e chegam motivados após o expressivo título do Gamers8, torneio internacional realizado presencialmente na Arábia Saudita que contou com a presença de grande parte das principais equipes do mundo.

O ótimo momento da FURIA, inclusive, passa pela fase avassaladora de yanxnz. Ele liderou as estatísticas do Spring Major 2022 mesmo com a organização brasileira terminando no top 6, com destaque para o expressivo número de 1.32 de média de gols em 22 partidas. Para uma parcela importante da comunidade de Rocket League, yanxnz deveria ter sido eleito o MVP deste torneio.

Após terminar entre as seis melhores equipes nas últimas duas edições de Major, o objetivo da FURIA no Mundial deste ano é ser campeã. E as circunstâncias levam a crer que o sonho é mesmo real, já que os Panteras estão garantidos na fase de grupos ao contrário de Team Secret e The Club - que precisarão jogar o Wildcard, a fase de entrada do torneio.

Ainda que o caminho seja bem mais difícil e não exista a garantia de ao menos disputar a fase de grupos, Team Secret e The Club podem surpreender. A primeira se tornou figurinha carimbada no cenário e já acumula diversas participações em competições internacionais do jogo, com o mais recente top 12 do Spring Major 2022. Já a segunda é a revelação brasileira e chega ao Mundial com status de surpresa.

No entanto, há diferenças de expectativas entre os três times brasileiros no Mundial. Enquanto a FURIA é claramente a maior esperança para chegar ao topo, Team Secret e The Club devem ter o objetivo inicial de primeiro se classificar à fase de grupos e depois buscar ir o mais longe possível.

rocket league epic games rocket league world championship 2022 furia team secret the club
FURIA levanta troféu do Gamers8 (Foto: Divulgação/Gamers8)

Engana-se quem acredita que fazer história dentro de uma modalidade é somente em caso de título. É claro que não existe discussão quando uma equipe se torna campeã, mas no RLWC 2022 a história já terá sido feita se o Brasil tiver três representantes na fase de grupos e quiçá um deles no pódio.

Tudo isso para que, aos poucos, o Brasil consiga conquistar cada vez mais espaço internacional e definitivamente seja considerado uma das principais regiões de Rocket League do mundo. Um passo de cada vez, e não um passo maior que a perna.

Campeonato

O Rocket League Championship Series (RLCS) World Championship 2022 acontece entre os dias 4 e 14 de agosto na cidade de Fort Worth, nos Estados Unidos, com cerca de US$ 2 milhões (cerca de R$ 10,5 milhões na cotação atual) de premiação total. Os representantes brasileiros no Mundial do jogo são FURIA, Team Secret e The Club. O primeiro disputa a fase de grupos, enquanto os outros dois jogam a fase de entrada.