Nas mãos da desenvolvedora sueca MachineGames, a lendária série de jogos de tiro Wolfenstein foi atualizada com sucesso para as mais recente geração dos games - trazendo histórias insanas aliadas a um gameplay deliciosamente frenético em New Order, Old Blood e The New Colossus.

Com o mais novo título da série, Wolfenstein: Youngblood, a ambição agora é levar tudo isso para um ambiente de multiplayer cooperativo para dois jogadores - e a MachineGames parece ter mais uma vez mandado bem na tarefa.

Durante a E3 2019, tivemos a oportunidade de experimentar cerca de uma hora de gameplay do título, que nos levou pela missão de início do jogo. Ao lado de um jornalista gringo - que, por sorte, estava disposto a coordenar a ação através do chat - pude acompanhar as irmãs Zofia e Jessie, filhas do protagonista da série, B.J. Blazkowicz, em uma missão para assassinar um general nazista abordo de um zepelim.

Ambientado nos anos 80 do mundo ficcional da série Wolfenstein, Youngblood se passa quase 20 anos após os eventos de The New Colossus, quando os Estados Unidos já se libertaram dos nazistas após a segunda "Revolução Americana". A trama acompanha as filhas de Blazkowicz em um aventura para reencontrar seu pai, que desapareceu dos EUA por um motivo desconhecido e tem Paris, na França, como último paradeiro possível.

Youngblood logo impressiona pelo novo visual de seus cenários e personagens, que parecem misturar elementos da estética dieselpunk com tecnologias retrofuturistas e referências oitentistas - dentro do zepelim nazista, é possível ver tanto microcomputadores quanto robôs servindo bebidas em bares sem atendentes humanos.

As duas irmãs também reproduzem a nova estética do jogo, equipadas com exoesqueleto futurista que parece ter saído diretamente de uma produção de ficção científica. Os exoesqueletos, é claro, são acompanhados por versões atualizadas de armas conhecidas da série, que refletem a estética do jogo.

Em termos de jogabilidade, a ação intensa que marcou a franquia desde seu reboot segue presente - a diferença, agora, é que as duas irmãs irão percorrer todas as fases juntas. Caso o jogador opte por atravessar o jogo sozinho, o outro jogador será controlado por uma inteligência artificial.

A presença das irmãs em batalha também empresta uma nova dinâmica ao jogo, já que as duas costumam trocar insultos e conversam bastant durante o nível - o que traz uma dose extra de humor para o game.

Na primeira missão do jogo, por exemplo, as duas irmãs passam um tempão escondidas, considerando diferentes formas de eliminar seu primeiro nazista - até aquele momento, nenhuma delas havia matado um nazista de verdade, e nenhuma das duas está particularmente tranquila.

Uma vez que o combate começa, Youngblood conta com a mesma agilidade sanguinolenta dos títulos anteriores da série, mas inclui uma série de novidades e ajustes de gameplay.

Entre as novas adições ao jogo está um sistema complexo de customização de armas, que permite ao jogar melhorar elementos de seus armamentos de acordo com seu estilo de jogo - seja com um pente maior para aumentar o número de disparos ou com uma mira melhor.

Infelizmente, o demo não nos possibilitou ver todas as possibilidades das exoarmaduras equipadas por Zofia e Jess, mas a expectativa é que os equipamentos contem com uma série de novas habilidades especiais para as gêmeas na versão final do jogo.

As missões do jogo também tiveram mapas completamente repensados para o multiplayer cooperativo, resultado da colaboração da MachineGames com a desenvolvedora Arkane Studios, responsável pela série Dishonored.

No geral, os cenários que vimos contavam com um design que permite que as duas personagens avancem paralelamente para enfrentar os inimigos, percorrendo caminhos lado a lado, ainda que interligados. Em determinados pontos, também é necessário que os jogadores interajam com objetivos do cenário ao mesmo tempo para que seja possível avançar na história.

Mas se você prefere um pouco de ação solitaria, não se preocupe: durante minha sessão de gameplay, pude enfrentar ondas de inimigos sozinho em alguns momentos - ainda que sempre com a certeza de um auxílio de meu aliado quando a situação se complicava. E acredite, ela vai se complicar.

Wolfenstein: Youngblood será lançado no dia 26 de julho para PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, Stadia e PC.

  • Lançamento

    26.07.2019

  • Publicadora

    Bethesda

  • Desenvolvedora

    MachineGames

  • Plataformas

    PlayStation 4 Xbox One Nintendo Switch PC