Jogamos: Com novo nome, eFootball: PES 2020 refina controle de bola e ataque
Menus e Master League também estão repaginados
PES 2020 quer se reinventar: os menus foram reformulados, a Master League ganhou novas características, a jogabilidade apresenta novas funções e até mesmo o nome do jogo está diferente.
Pois é, agora a franquia ganhou um novo título: eFotball PES 2020. A ideia, segundo produtores da Konami, é aproximar o jogo de seu cenário competitivo, o que passa até mesmo por seus modos de jogo.
Mas antes disso, vamos ao que realmente importa: como PES 2020 se comporta com o controle na mão. Este ano, o maior objeto de mudanças foi a bola, tanto em seu comportamento e trajetória, como no controle dela pelas versões virtuais dos futebolistas.

A função de driblar com o analógico direito foi repaginada, deixando a bola mais próxima do jogador. De modo geral, a novidade deixa a resposta dos atletas mais precisa ao seu controle, facilitando jogadas ousadas em um ataque.
Um novo comando também possibilita mudar a direção do jogador no momento do domínio da bola, com o uso do L2, para enganar o oponente.
Enquanto o controle está mais preciso, o comportamento da bola também é mais imprevisível, resultando em mais bate-rebates. No lado da defesa, interceptações também são mais frequentes, o que aumenta a imprevisibilidade dos momentos de jogo.
Passes e chutes continuam similares a edições anteriores do game, com uma nova função, na qual você pode disfarçar um passe em profundidade num comando de chute. Pense no clássico "quadrado + X", mas em vez de um corte seco, a animação de chute termina em um passe para o companheiro.

Por trás das mudanças está um grande nome do futebol mundial: o meio-campista Andrés Iniesta, que prestou consultoria para a Konami.
A câmera padrão também mudou, e agora está um pouco mais centralizada e próxima do campo, na tentativa de emular as transmissões de TV.

Fora do campo, as principais novidades são menus repaginados e atualizações na Master League que permitem jogar com lendas como Zico, Diego Maradona e Johan Cruyff na função de treinadores. O sistema de diálogo também mudou, prometendo impactos mais profundos na temporada.
Por fim, um novo modo, intitulado Match Day, promete um misto de gameplay e modo de espectador, incentivando jogadores a torcerem por times virtuais.

- Lançamento
10.09.2019
- Publicadora
Konami
- Desenvolvedora
Konami
- Plataformas