Confesso que não me empolguei nem um pouco quando a Bethesda anunciou Elder Scrolls Blades para smartphones na conferência pré-E3 da empresa. As aventuras da série são extensas e complexas para ocupar pequenas telas de forma convincente.

Ao menos, era o que eu pensava antes de experimentar o jogo em um iPhone X, no estande da Bethesda na E3 2018.

Blades simplifica bastante a fórmula da franquia, focando nas explorações de calabouços e combates. A demonstração tinha dois ambientes para explorar - floresta e castelo - e permitia enfrentar aranhas gigantes, esqueletos e outros monstros com poucos toques na tela.

Com o celular na horizontal, ‘deitado’, é possível usar um joystick virtual para se movimentar ou então simplesmente tocar na tela para onde deseja ir que o personagem vai automaticamente. Nos combates, as habilidades especiais e magias aparecem como botões na tela, enquanto golpes de espada são feitos ao pressionar a tela por algum tempo e soltar.

Tudo muito simples e padrão, considerando outros jogos mobile, mas o diferencial veio mesmo ao virar o smartphone e deixá-lo na horizontal. Blades foi projetado para funcionar também deste jeito e o resultado é ótimo, resultando em partidas agradáveis e práticas, fáceis de jogar com apenas uma mão.

Claro, os cenários lineares ajudam bastante na exploração e movimentação, ainda que pareçam limitar os caminhos alternativos para procurar.

Blades promete também um modo para construir seu próprio castelo, mas infelizmente não deu para ver nada sobre isso na demo da E3. Do mesmo jeito, senti falta também de ver ambientes mais abertos e interações com outros jogadores.

Afinal, o título busca uma forma inovadora de crossplay, colocando usuários de smartphone para jogar também com pessoas no PC e até em realidade virtual. Seria interessante ver como funcionam esses encontros no game.

The Elder Scrolls Blades sai até o fim de 2018 para iOS e Android. É possível se registar no site PlayBlades.com para garantir uma vaga de Acesso Antecipado.

E3 2018 acontece de 12 a 14 de junho, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e as conferências pré-E3 já começam no dia 9. O The Enemy faz cobertura completa do evento, com transmissões ao vivo e impressões dos principais games, em texto e vídeo.

O The Enemy também integra o Game Critics Awards, júri que elege os principais games da feira.