A E3 2018 está chegando e, como de costume, ela será o palco para anúncios de vários novos games. Mas a história do evento também guarda aqueles jogos que foram revelados - algumas vezes, gerando enorme empolgação - e sumiram. Desapareceram. Nunca mais deram as caras.

Final Fantasy VII Remake

Final Fantasy VII Remake

Impossível não começar a lista com as promessas feitas na conferência da Sony na E3 de 2015, e esta é a maior delas. O remake de Final Fantasy VII foi anunciado com pompa e, ainda no mesmo ano, teve seu primeiro gameplay revelado na PlayStation Experience.

A partir daí, tivemos de nos contentar com vagas declarações dos produtores envolvidos, o anúncio de que o jogo, na verdade, será dividido em episódios, e a internalização da produção após o fim de uma breve colaboração com a CyberConnect2, dos games de Naruto. Será que vem mais uma novela de desenvolvimento da Square Enix por aí?

Square Enix/Divulgação

Alguns viraram lendas urbanas por seu sumiço, mas voltaram e eventualmente chegaram às lojas - caso de The Last Guardian e Final Fantasy XV. Outros discretamente foram parar no limbo. Nessa lista, relembramos oito títulos que já apareceram na maior feira de games do mundo, mas andam um pouco sumidos. Confira:

Shenmue 3

Shenmue 3

Outra lenda urbana renascida na lendária conferência da Sony na E3 2015, Shenmue 3 foi adiado algumas vezes depois de ser anunciado. A previsão inicial era o fim de 2017, mas o jogo foi adiado para o segundo semestre deste ano.

Enquanto isso, tudo o que vimos até agora foram cenas de ação e cenários sem muito contexto de como será a aguardada continuação da saga de Ryo Hazuki. O jogo fez muito barulho ao quebrar recordes de arrecadação na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter. Quem sabe este ano não veremos como o jogo funciona de fato.

Ys Net/Divulgação

Agent

Agent

Foi em uma E3, em 2009, que a Rockstar revelou o nome de seu exclusivo para o PlayStation 3 anunciado dois anos antes. Quase uma década se passou e nenhum detalhe sobre o jogo foi revelado além de poucos rumores e supostas artes conceituais.

Oficialmente, a Rockstar nunca cancelou o game, e inclusive renovou os direitos sobre a marca há dois anos. Mas, levando em conta o retrospecto recente da produtora, com Grand Theft Auto V e o vindouro Red Dead Redemption 2, seria necessário um milagre para ver Agent retornar à vida - ainda mais na E3, um evento que a produtora não costuma marcar presença.

Rockstar/Divulgação

Dreams

Dreams PS4

Outra revelação da conferência da Sony em 2015, o novo jogo da Media Molecule (de LittleBigPlanet) teve pouco a mostrar nos anos seguintes. O título tem uma proposta de dar ao jogador a liberdade de criar mundos e personagens, mas pouco se sabe além disso. O estúdio prometeu novidades para este ano, então resta aguardar.

Sony/Divulgação

Dead Island 2

Dead Island 2

Anunciada também em 2014 - e também em uma conferência da Sony -, a continuação do polêmico game de zumbis passou por diversos problemas em sua produção.

O estúdio alemão Yaeger assumiu o game no lugar da Techland, que fez o primeiro Dead Island. Mas, em 2015, a publisher Deep Silver dispensou a desenvolvedora (que, por sua vez, pediu falência), e contratou a Sumo Digital, que atualmente produz o game.

Segundo a Deep Silver, Dead Island 2 continua em produção. Quem sabe ele não aparece nessa E3...

Deep Silver/Divulgação

Deep Down

Deep Down

Apresentado pela Capcom na conferência de anúncio do PlayStation 4, há mais de cinco anos, o RPG Deep Down apareceu na E3 de 2014, e depois simplesmente desapareceu.

Suas informações mais recentes datam do início de 2015, quando Kazunori Sugiura sugeriu que o jogo teria tomado proporções maiores do que o planejado e, por isso, precisaria de mais tempo. Desde então, a produtora lançou dezenas de jogos - alguns de calibre enorme, como Monster Hunter: World -, e parece ter deixado seu RPG para trás.

Capcom/Divulgação

BioShock para PS Vita

BioShock PS Vita

Aqui começamos a entrar no território dos jogos que provavelmente nunca vão ver a luz do dia, mas a cobrança fica. O BioShock de Vita foi apresentado pelo criador da franquia, Ken Levine, durante a conferência da Sony na E3 2011. O projeto caiu no limbo depois que a Irrational Games se focou na produção de BioShock Infinite. Pouco tempo depois, a própria desenvolvedora fechou as portas.

Com o estúdio falido e a própria Sony aparentemente desinteressada no Vita - o portátil não dá as caras na E3 há alguns anos -, a chance de o jogo voltar a aparecer na feira é próxima de zero.

2K Games/Divulgação

Star Wars da Respawn

Star Wars Respawn

Um dos vários jogos de Star Wars em desenvolvimento na EA, o título tem uma ótima chancela: a Respawn é nada menos do que o estúdio do excelente Titanfall e o comando do game está nas mãos de Stig Asmussen, o diretor de God of War III.

Entretanto, simplesmente não se sabe nada deste jogo, cujo desenvolvimento é conhecido pelo público há exatamente dois anos. Sua única participação na E3 aconteceu em um pífio vídeo de bastidores onde vários desenvolvedores falam sobre fazer jogos de Star Wars.

EA/Divulgação