As ideias e as intenções da Microsoft de integrar o Xbox One ao Windows 10 já eram públicas há algum tempo, mas, com sua conferência da E3 2016, a filosofia foi afirmada de forma categórica e enterrou de vez um dos grandes baluartes da venda de consoles: o jogo exclusivo.

None

Correndo atrás na disputa de vendas, a fabricante confirmou os rumores e mostrou que todos os títulos até então exclusivos de XOne também serão lançados para PCs com o sistema operacional Windows 10. Basicamente todo o line-up de títulos da Microsoft até 2017 tem a função: Gears of War 4ScaleboundForza Horizon 3ReCore Sea of Thieves Minecrafti, que engloba até iOSAndroid.

Segundo Phil Spencer, a aposta é a de um futuro no qual as pessoas jogam seus jogos em mais de um dispositivo. Mas, por trás da decisão, vem um decreto de cima: a criação da Plataforma Universal do Windows (UWP), que integra o sistema operacional em todos os dispositivos. Como o Xbox é uma das marcas mais fortes da empresa, nada mais natural do que colocar os jogos para rodar também em ambas as plataformas.

Em volta dessa filosofia, a Microsoft mostrou mais uma vez um line-up forte de títulos para o fim do ano e o começo do ano que vem, com datas de lançamento e, pela primeira vez na E3 até agora, demonstrações de gameplay (aparentemente) ao vivo.

A dona do Xbox One vai para a disputa de vendas do fim de ano com ReCore em setembro, exibindo um interessante gameplay que une ação em terceira pessoa com plataforma. Gears of War 4, o principal game da Microsoft para 2016, mostrou uma ótima fase, com ação em meio a uma tempestade digna de Mad Max: Estrada da Fúria.

Scalebound, mais uma vez, impressionou com seus monstros gigantes e ação cooperativa com a assinatura frenética da Platinum Games. Na parte gráfica, Forza Horizon 3 foi provavelmente o maior destaque, com visuais deslumbrantes e excelente iluminação por circuitos australianos. Para a virada do ano, Dead Rising 4 Halo Wars 2 marcam presença entre os exclusivos.

Por fim, a Microsoft também oficializou a versão slim do Xbox One e um salto de meia geração com a chegada de um novo Xbox One, que promete gráficos melhores e suporte a realidade virtual sem inutilizar os modelos antigos. Resta ver o quão grande será essa diferença.

E você? O que achou da conferência da Microsoft na E3 2016? Deixe seu comentário.

A E3 2016 é a maior feira de games do mundo e ocorre de 14 a 16 de junho em Los Angeles, nos Estados Unidos. O evento tem cobertura completa do Omelete no local, com notícias das conferências, anúncios e prévias de jogos, análises e mais.