Uma das maiores surpresas da E3 2016 foi ver Death Stranding, o novo jogo de Hideo Kojima, criador de Metal Gear Solid. O jogo terá Norman Reedus (The Walking Dead) como seu protagonista, e envolve cordões umbilicais e baleias mortas. Fora isso, não sabemos basicamente nada. Felizmente, o desenvolvedor falou um pouco mais sobre o projeto.

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Através do perfil do Twitter da Kojima Productions, Kojima falou sobre o misterioso trailer. "No nosso teaser nós temos tanto os 'fios conectados' das algemas/cordões umbilicais e também as baleias encalhadas," disse o desenvolvedor. "Claro que há outras pistas lá. As dog tags são uma delas. Nosso jogo ainda está longe de ser lançado mas o 'jogo' já começou. O que você consegue perceber?"

Ele também comentou sobre o estado do seu novo estúdio. "No curto tempo desde que começamos a KojiPro, conseguimos encontrar pessoas, construir um ambiente para trabalhar, procurar por tecnologia, começar um projeto e terminar um teaser," disse Kojima. "Depois de fazer jogos por 30 anos, eu não estou nem um pouco preocupado. E para nos ajudar nós temos Mark (Cerny) e Kyle (Cooper) e as pessoas do 'fio' da Sony."

Kojima não comentou sobre a história de Death Stranding mas deixou claro que a morte é um dos temas importantes do jogo. "Desde os dias de jogos operados por moeda você tinha a opção de continuar se falhasse na missão. Falhar significava a morte do seu personagem no jogo. Ao fazer um jogo, tanto na história quanto nos sistemas, você retrata a morte. Entretanto, a 'morte' está prestes a ganhar um novo significado," afirmou o criador de Metal Gear.

"Ainda sim, as partes principais do jogar não vão mudar. Comparando a dirigir; dirigir um carro que você já conhece vai ter sempre o mesmo sentimento quando acelerar e frear. É quando você dirige esse carro 'familiar' sem stress que você percebe a diferença. Esse é o tipo de jogo que [Death Stranding] precisa ser." 

O lendário desenvolvedor também explicou de onde vem algumas inspirações para o projeto. Preparem-se porque é aqui que as coisas ficam estranhas da melhor forma possível. "Kōbō Abe, um dos meus escritores favoritos escreveu uma novella chamada Rope que eu li no ensino médio. O livro fala sobre as primeiras invenções dos humanos, a 'vara' e a 'corda,'" contou Kojima. "A vara ajudava o homem a se distanciar de ameaças. Do outro lado, a corda nos ajudava a capturar e prender coisas importantes a nós. Na maioria dos jogos online, você luta com a vara. Isso também vale pra redes sociais."

"Vara e corda são palavras-chave importante. Você vai usar a vara no nosso jogo mas isso não é tudo; como você vai usar a corda para se conectar com pessoas no mundo todo? Você vai conseguir usar os dois? O jogo vai te deixar brincar com ferramentas para pensar sobre esses pontos," ele continuou.

Por fim, Kojima falou sobre que tipo de jogo Death Stranding vai ser. "Com a tecnologia avançando como está, dividir jogos em gêneros como Ação ou RPG não parece uma atitude progressiva, mas Death Stranding deve ser um novo tipo de 'gênero.'"

O que isso tudo quer dizer? Bom, conhecendo o Kojima só saberemos quando o jogo for lançado. Death Stranding ainda não tem data de lançamento mas será lançado no PS4 e PC. 

E3 2016 é a maior feira de games do mundo e ocorre de 14 a 16 de junho em Los Angeles, nos Estados Unidos. O evento tem cobertura completa do Omelete no local, com notícias das conferências, anúncios e prévias de jogos, análises e mais.