Começou nesta segunda-feira (03) o Worldwide Developers Conference (WWDC), principal conferência da Apple para desenvolvedores que veio recheado de novidades sobre os produtos de software e de hardware da empresa.

Como esperados, as novidades incluem o anúncio oficial do iOS 13, próxima versão do sistema operacional móvel da Apple, além do macOS Catalina, contraparte desktop. De surpresa, a empresa revelou ainda o novo iPad OS, novo sistema operacional baseado no iOS que traz mais funções ao iPad.

No fronte de hardware, nós tivemos o anúncio oficial do novo Mac Pro, uma poderosa máquina para produção de conteúdo de vídeo e de áudio.

Confira todas as novidades abaixo:

Modo escuro no iOS 13

Um dos anúncios mais aguardados por usuários do iOS, o modo escuro do sistema operacional móvel foi confirmado pela Apple.

O modo será aplicado aos aplicativos nativos do iOS, incluindo Maps, Notes, Calendar, Music e Messages.

Reprodução/Apple

Novo aplicativo de Mapas

O aplicativo de Mapas da empresa foi resenhado com o auxílio de novas imagens coletadas a partir de carros e por meios aéreos – resultando em ruas mais detalhadas, silhuetas de edifícios e detalhes da região, como parques e praias.

O serviço também contará com uma ferramenta similar ao Google Street View, que permitirá a visualização de edifícios no nível da rua.

Reprodução/Apple

Novos Memoji

Os stickers animados Memoji também receberão uma enxurrada de novas opções de customização, incluindo piercings, brincos, sombras, batons, novos estilos de cabelo, óculos e chapéus.

Os Memojis poderão ainda utilizados com figurinhas no iMessage e em apps terceiros, como o WeChat ou WhatsApp, e também como imagens de identificação do usuário.

Reprodução/Apple

Mais performance

Assim como no iOS 12, a Apple promete trazer uma série de melhorias de performace ao iPhone com o novo iOS 13.

Entre as melhorias previstas estão ganhos de até 30% na velocidade de desbloqueio do smartphone usando o Face ID, além da abertura de aplicativos até duas vezes mais rápida.

Reprodução/Apple

iPadOS

Além das novidades do iOS 13, a Apple revelou que os iPad receberão seu próprio sistema operacional – o iPad OS.

O sistema ainda é baseado no iOS, mas permite algumas novas funções que fazem mais sentido na tela expansiva dos iPads, como suporte a leitura de drives USB e cartões SD e mais opções multitarefa.

Reprodução/Apple

Fim do iTunes

O iTunes será finalmente descontinuado pela Apple, que substituirá o aplicativo por três apps separados no macOS: Música, Podcasts e Apple TV. A estratégia é similar a já usada há anos pela companhia no iPhone.

Para gerenciamente de dispositivos, usuários poderão utilizar o Finder do computador.

Reprodução/Apple

Controle de voz no iOS e Mac

O macOS e iOS introduz uma nova forma de controlar Macs e iPhones que usa apenas a voz do usuário.

A funcionalidade é projetada como um recurso de acessibilidade, mas permite que qualquer um dê comandos de voz e ative atalhos específios para navegar pelo dispositivo – dispensando completamente a necessidade de cliques do mouse ou toques com o dedo.

Reprodução/Apple

macOS Catalina

Versão 10.15 do sistema operacional desktop da empresa, o macOS Catalina traz uma série de mudanças ao Mac – entre elas o suporte ao projeto Catalyst.

Identificado antigamente pelo codinome Marzipan, o Catalyst permite que desenvolvedores adaptem aplicativos de iPad de forma muito mais simples para o ambiente dos Macs.

Entre as empresas que desenvolverão apps desta forma está o Twitter.

Reprodução/Apple

Mac Pro

A Apple revelou ainda o modelo 2019 do Mac Pro, mais nova worksation de alta performance de sua linha de computadores.

O novo Mac utilizará um processador Intel Xeon com até 28 núcleos e poderá ter memória de até 1,5 TB, além de 8 entradas PCI Express e seis canais de memória.

Ele também conta com a tecnologia de aceleração de hardware Afterburner, voltada especialmente para edição de vídeos em alta qualidade.

Reprodução/Apple

Controles no Apple Arcade

Serviço de assinatura com jogos exclusivos, o Apple Arcade terá suporte para controles do Xbox One e PlayStation 4, anunciou a empresa.

Anunciado em março deste ano, o serviço contará com mais de 100 games em seu catálogo.

O Apple Arcade estará disponível no Brasil, mas a data será confirmada no futuro. 

Reprodução/Apple