A Apple anunciou nesta segunda-feira (22), durante a abertura do WWDC 2020,  que usuários do iOS 14 poderão acessar algumas funções de aplicativos sem precisar instalá-los em seus iPhones antes.

O recurso é apelidado de App Clip, e disponibiliza uma aba com uma versão mais leve e rápida de aplicativos sob demanda, permitindo que o usuário acesse um serviço sem precisar do app no seu smartphone.

O atalho para ativar App Clips estará embedado a outros serviços do smartphone ou poderá ser acessado através de códigos semelhantes a um QR Code.

No app Mapas, por exemplo, o usuário poderá procurar um restaurante ao ser redor e pedir comida através de um app de delivery diretamente através de um App Clip do serviço de entregas  fazendo o pedido através de uma aba do App Clip integrada ao aplicativo Mapas. Os App Clips pesam menos de 10 mb e ficam disponíveis no smartphone do usuário por um tempo limitado.

Para agilizar o processo, usuários também podem utilizar o Apple Pay para pagar compras através dos App Clips sem ter que digitar informações do cartão do hora, e também podem logar em serviços de forma rápida através do Apple Sign In.

Um novo padrão de códigos para App Clips semelhante a um QR Code também será lançado para que usuários possam abrir Clips instantaneamente – através de uma foto ou NFC, por exemplo.