Há exatos dez anos completados nesta quinta-feira (29), a Apple lançava nos Estados Unidos o primeiro iPhone, um dispositivo que transformou a forma como interagimos com tecnologias e que foi essencial para moldar a evolução da indústria na última década. 

Hoje, os smartphones são ferramentas poderosas: seja para produtividade profissional, para manter contato com amigos e família, para organizar o nosso dia-a-dia, ou – por que não? – para jogar uma coisinha aqui ou ali  – afinal, a explosão dos jogos mobile só foi possível por conta do iPhone e seu catálogo enorme de aplicativos da App Store

Para comemorar os dez anos do dispositivo, selecionamos dez dos maiores jogos da história disponíveis para o iOS, títulos que são –ou foram – febre em dispositivos móveis e que representam passos importantes para a indústria de games móveis.

Mesmo que você seja um gamer inveterado de console ou de PC, vale a pena separar um tempinho para experimentar estes jogos:

Doodle Jump (2009)

Para encerrar a lista, um jogo indepentente e "avô" de muitos games móveis que se destaca por ter sido um pioneiro na exploração de novas possibilidades de jogabilidade trazidas por smartphones. 

Lançado pela Lima SkyDoodle Jump por ser considerado um "endless jumper". O destaque aqui é o uso do acelerômetro do smartphone para controlar o monstrinho, tombando o dispositivo para a direita ou esquerda para guiá-lo pela tela – algo que não era tão explorado por muitos desenvolvedores na época de seu lançamento. 

No seu auge, o game chegou a vender 25 mil cópias por dia na App Store.

Angry Birds (2009)

Lançado pela finlandesa RovioAngry Birds é um dos games mais reconhecidos da história em plataformas móveis, com uma jogabilidade simples e divertida.

Juntas, todas as versões registraram mais de 3 bilhões de downloads – nada mal para um título poderia ter saido da cabeça de uma criança de quatro anos: usar um estilingue gigante para atirar pássaros em castelos de porcos. 

A popularidade do game foi tão grande que motivou spin-offs, incluindo Angry Birds Star Wars Transformers, e até um filme – esse, no entanto, a gente não recomenda tanto.

Clash of Clans (2012)

Desenvolvido e publicado pela SupercellClash of Clans é um dos games de estratégia mais rentáveis do iOS, permitindo que jogadores construam suas cidades e exércitos para atacar outros gamers online, mas contendo unidades suficientes para tornar o fator replay relevante. 

Em 2015, o app era o título de maior receita na App Store e no Google Play, trazendo uma estimativa de US$ 1,5 milhão por dia.

Ainda hoje, o game figura entre os mais populares dos sistemas iOS e Android – abrindo caminho para o mais recente sucesso da empresa, Clash Royale, que conta até com torneios de eSports.

Temple Run (2011)

Desenvolvido por um casal, o jogo de corrida infinita decolou em popularidade em poucos meses.

Assim como na maioria dos jogos móveis, a premissa é simples: no estilo Indiana Jones, o jogador guia o protagonista por um templo asteca, fugindo de macacos raivosos e desviando de obstáculos. 

Em janeiro de 2012, o título foi o game gratuito mais baixado do iOS, com a marca de 20 milhões de downloads e mais de 7 milhões de jogadores ativos por dia. 

Com essa popularidade, não é atoa que o game levou à explosão de apps no estilo endless runnner, como popular Subway Surfers.

Super Mario Run (2016)

Não é todo dia que vemos um jogo mobile com o nome de Shigeru Miyamoto por trás. Super Mario Run é exatamente esse caso.

O game é um marco por ter sido o primeiro jogo realmente desenvolvido pela Nintendo para smartphones - já que Pokémon GO foi criado pela Niantic.

Como esperado de um jogo do encanador italiano, ele coletou recordes: 40 milhões de downloads em apenas quatro dias. Nos resultados fiscais divulgados em janeiro, a Nintendo revelou mais de 78 milhões de downloads, sendo 5% deles usuários pagantes.

Candy Crush Saga (2012)

Sim! Ele está nessa lista. Candy Crush Saga pode ser odiado por muitos, mas não há como negar sua relevância para plataformas móveis. 

Originalmente lançado para o Facebook, o game chegou ao iOS e é considerado um dos mais bem sucedidos do modelo freemium, onde o jogo básico é de graça, mas desembolsar dinheiro de verdade traz boas vantagens. 

Desenvolvido pela King, empresa de games sociais foi adquirida pela Activision Blizzard em 2016, o jogo até hoje é considerado uma mina de outro, gerando receitas mensais da ordem de US$ 60 milhões para seus desenvolvedores.

Fruit Ninja (2010)

Desenvolvido pela australiana HalfbrickFruit Ninja precisou de pouco tempo para ganhar popularidade entre os jogadores com sua jogabilidade viciante: o objetivo é deslizar o dedo na tela para cortar frutas que são lançadas ao ar. Cortando várias frutas de uma só vez, o jogador consegue pontuações maiores. 

Em maio de 2012, Fruit Ninja havia ultrapassado a marca de 300 milhões de downloads e estava em um a cada três iPhones nos Estados Unidos. Em 2015, o jogo atingiu um novo marco, 1 bilhão de downloads, cravando seu lugar como um dos mais bem sucedidos da história.

Pokémon GO (2016)

Recém saído do seu aniversário de um ano, Pokemon GO precisou apenas de algumas horas para explodir.

Desenvolvido pela Niantic em parceria com a The Pokémon Company, o jogo deve sua popularidade à carona que pegou em uma das franquias mais queridas da história, mas também é importante por ter introduzido conceitos pouco explorados: como geolocalização e a realidade aumentada.

Neste mês, a Niantic anunciou que Pokémon GO já havia sido baixado 750 milhões de vezes e recebeu uma grande atualização. Nós até dedicamos um bate-bapo sobre o tema, que você pode acompanhar aqui.

 

Cut the Rope (2010)

Desenvolvido pelos russos da ZeptoLabCut the Rope é mais um exemplo de um jogos simples e divertido que explodiu rapidamente, com uma jogabilidade que consiste em alimentar uma simpática criatura verde com doces, cortando as cordas que penduram as guloseimas pelo cenário.

O game ainda é elogiado pelos controles precisos e quebra-cabeças bem desenhados e chegou a ser premiado pela própria Apple, vencendo a categoria de Melhor Design durante o WWDC 2011. Em 2015, o jogo registrou mais de 600 milhões de downloads.

Monument Valley (2014)

Um título independente que conquistou jogadores por conta de seu valor artístico, com design e efeitos sonoros impressionantes, Monument Valley recuperou todo o investimento da desenvolvedora Ustwo Games em só dois meses.

No título, o jogador manipula os cenários para ajudar a princesa Ida a atravessar labirintos contendo ilusões de ótica e objetos impossíveis.

O que destaca Monument Valley de outros jogos da lista é o fato de ter conseguido bons números apesar de ser pago: em janeiro de 2016, mais de 24 milhões de usuários já o haviam baixado. A continuação do jogo foi anunciada no WWDC 2017.