A Apple anunciou durante o WWDC 2017 a nova versão de seu sistema operacional móvel, iOS 11.

Como indicado por vazamentos nas últimas semanas, a assistente virtual Siri recebeu uma atualização que traz novas capacidades de machine learning à assistente, além de uma voz mais natural.

A partir de agora, a Siri integra também uma função para tradução em tempo real. Por enquanto o serviço suportará traduções para chinês, francês, alemão, italiano e espanhol, mas terá suporte para outras línguas nos próximos meses.

Com o aprendizado de máquina, a assistente também passa a aprender com a navegação do usuário pelo dispositivo.

Na prática, isso significa que buscar por algum destino de férias, por exemplo, colocará as palavras-chave ligadas à aquele destino como sugestões do dispositivo. Se você buscar por Reykjavik, capital da Islândia, durante sua navegação na web, digitar "Rey" em uma janela de chat trará uma sugestão conxtetual de auto-completar de texto com a plavara "Reykjavik".

Nova App Store

Uma das maiores atualizações do sistema operacional virá da loja de aplicativos App Store, que foi completamente redesenhada. A partir de agora, a primeira página da loja de aplicativos trará a aba “Today”, com informações como “jogos do dia”, “apps do dia”, dicas e listas de app em um formato semelhante à uma linha de tempo de rede social.

Games e “outros aplicativos” também terão páginas dedicadas, trazendo informações específicas para cada categoria de apps, vídeos e rankings de os mais populares. Para desenvolvedores, a loja passará ainda a suportar o lançamento de apps em “fases”, o que deverá ajudar devs a não sobrecarregarem seus sistemas com o lançamento global de um app.

Para o lançamento da nova loja, a empresa anunciou ainda chegada de Monument Valley 2, continuação de um dos maior populares games da plataforma.

ARKit

O iOS 11 trará ainda um novo kit de desenvolvimento para aplicações de realidade aumentada, apelidado de ARKit pela Apple. Segundo a empresa, as funções trarão mais realismo para apps de realidade aumentada, fazendo com que objetos virtuais realmente pareçam "colocados" sobre superfícies reais, ao invés de apenas flutuarem no ar.

Além de  aplicações básicas do ARKit, a companhia demonstrou uma aplicação avançada do sistema, um cenário produzido no engine Ureal Engine pelo estúdio Wingnut AR. A demonstração deverá fazer parte de um jogo que ainda será revelado neste ano.

Com os novo kit de desenvolvimento, a Apple avança alguns passos na corrida pelo mercado de realidade aumentada móvel, onde o Google já tomou a dianteira com seu projeto Tango. Com o ARKit, no entanto, a Apple promete trazer realidade aumentada para todo o ecossistema iOS, o que, tecnicamente, a colocaria em vantagem na disputa, já que o projeto Tango está disponível apenas em alguns dispositivos Android.

Apple Pay entre amigos

O sistema de pagamento Apple Pay também recebeu um update e agora suportará pagamentos entre usuários, de forma semelhante a outros aplicativos como Venmo e Square Cash. O serviço será ainda integrado ao aplicativo de mensagens nativo da Apple para transferências rápidas dentro de janelas de chat e permitirá autenticações via Apple ID.

Câmera e Fotos

O iOS 11 traz melhoras principalmente às fotografias verticais, com estabilização de imagem, flash e HDR. Haverá ainda dois novos filtros que poderão ser aplicados às Live Photos, Loop e Bounce. O modo de aramazenamento de fotos High Efficiency Image File Format (HEIF) também promete agora minimizar o tamanho de imagens e vídeos armazenados nos iPhones.

Central de Controle

A principal mudança de design trazida pelo iOS 11 é uma nova aba de notificações Central de Controle, unificando acesso a atalhos do sistema, incluindo configurações de brilho, som, wi-fi, modo de voo e músicas. A tela de desbloqueio também foi atualizada e permitirá acesso às notificações apenas com um movimento para cima, sem desbloquear o iPhone.

Aplicativo Files

Para o alívio de muitos, o iOS 11 finalmente integrará funções tradicionais de gerenciamento de arquivos e documentos para o iPad. O aplicativo permitirá a distribuiçã ode arquivos entre pastas e o iCloud, incluindo de e para aplicativos terceiros, como Dropbox e OneDrive.

Mapas

Por fim, o aplicativo de mapas trará agora informações detalhadas sobre ambientes internos, como shoppings e aeroportos.

A navegação em carros dentro dos mapas também ficou mais precisa, trazendo informações como limite de velocidades. O aplicativo embarcará ainda a função "não perturbe enquanto dirigindo”, que usará Wi-Fi ou Bluetooth para entender quando o usuário está dirigindo para bloquear o acesso ao iPhone por questões segurança.

Entre outras novidades anunciadas na conferëncia para desenvolvedores realizada anualmente pela Apple, estão a revelação de novas versões do iMacdo watchOS e do macOSalém do HomePod, o speaker doméstico inteligente.