A Apple revelou nesta terça-feira (13) o HomePod Mini, novo alto-falante inteligente com dimensões reduzidas. O dispositivo compacto é sucessor do HomePod original, lançado em 2018.

O alto-falante embarca o processador S5, que habilita o chamado áudio computacional, tecnologia que ajusta o áudio em tempo real para otimizar a experiência ao ambiente do usuário.

O dispositivo também pode se comunicar direto com o iPhone, interagindo visualmente com o conteúdo na tela do smartphone, e com outros HomePods – colocando dois HomePod Mini no mesmo cômodo, os alto-falantes poderão sincronizar uma música para reproduzi-la com som estéreo, por exemplo.

Outra novidade é o recurso apelidado de "Intercom", que permite que usuários enviem mensagens de um HomePod Mini para outros HomePods dentro da mesma casa, como um "interfone" doméstico. Além de funcionar de HomePod para outro, o sistema também funciona com outros dispositivos Apple – é possível, por exemplo, enviar uma mensagem de voz a partir de um HomePod Mini diretamente para os AirPods de outra pessoa.

Assim como o sistema anterior, o HomePod Mini também integra a assistente Siri, e pode funcionar para consulta de informações através de comandos de voz ou como um hub de integração com outros dispositivos inteligentes através do app Home.

O HomePod Mini custará US$ 99 (cerca de R$ 550 em conversão direta) e será lançado oficialmente em 16 de novembro. O dispositivo estará disponível nas cores cinza e branco.