Uma das funções mais importantes do recém-anunciado iPhone X, a tecnologia de reconhecimento facial Face ID será capaz de registrar apenas um rosto por vez, impedindo que o dispositivo possa ser desbloqueado por outra pessoa para o compartilhamento com amigos ou familiares.

A indicação sobre a limitação da tecnologia foi dada por Guilherme Rambo‏, desenvolvedor brasileiro que foi responsável por encontrar diversas dos recursos do iPhone X antes da hora através da análise do firmware vazado do alto-falante inteligente HomePod.

Vale lembrar que a tecnologia anterior de autenticação via impressão digital Touch ID, que deixa de existir no iPhone X com a chegada do Face ID, permite o registro de até cinco dedos diferentes – o que facilita consideravelmente o compartilhamento do smartphone com contatos próximos.

A Apple, no entanto, defende que a nova tecnologia biométrica é muito mais segura do que a anterior – com uma probabilidade de erro de 1 em 1 milhão, contra 1 em 50 mil, como era o caso do Touch ID.