Ventilado em uma série de rumores nos últimos dias, o modo escuro finalmente chegará aos dispositivos móveis da Apple através do iOS 13.

Demanda antiga de usuários, o modo escuro será aplicado a diversos aplicativos nativos do sistema, incluindo Maps, Notes, Calendar, Music e Messages. Em dispositivos com display OLED, o modo escuro tem o potencial de reduzir o consumo de bateria. Veja abaixo:

Além do modo escuro, o novo iOS 13 contará com várias melhorias de performance – incluindo abertura até duas vezes mais rápida de aplicativos e desbloqueio até 30% mais veloz com o Face ID.

O aplicativo Apple Maps também será inteiramente redesenhado, com mais detalhes em ruas, edifícios e locais específicos, como parques, monumentos e praias. Um novo sistema de visualização no nível da rua, similar ao Google Street View, também estará disponível.

A Apple também promete reforçar a segurança de logins com o novo sistema Sign in with Apple – uma resposta aos logins do Google e Facebook.

De forma semelhante ao sistema de login de concorrentes, a Apple disponibilizará a API do Sing in with Apple para desenvolvedores implementarem a ferramenta em seus serviços.

Diferente de outras soluções, o login da Apple terá um recurso extra de segurança que permite a criação de um email aleatório para proteger o email real do usuário.

O iOS 13 tem previsão de lançamento para o segundo semestre.