A Electronic Arts encerrou sua conferência na E3 2018 com Anthem, sua nova propriedade intelectual criada pela BioWare usando o motor Frostbite. Na sequência, apresentou a mesma fase de maneira mais completa, em sessões com quatro jogadores ao vivo, ainda sem deixar o público jogar.

Jogo de tiro ambientado em mundos alienígenas repletos de criaturas insetoides de várias escalas, além de raças humanoides hostis e mistérios ancestrais, até aqui sabe-se que o título em terceira pessoa terá modo colaborativo para até quatro jogadores.

Os protagonistas são guerreiros e guerreiras de etnias bastante diversas que controlam os poderosos Javelins, exoesqueletos de combate totalmente customizáveis para se adaptarem ao estilo do jogador. Com visual robusto retro-futurista - a la Titanfall -, por enquanto, as classes são as tradicionais soldado (Ranger), tanque (Colossus), precisão (Rogue) e poderes de médio alcance/mágicos (Storm), que contam com habilidades diversas carregadas por tempo.

Na demo que assistimos acompanhamos o Colossus, personagem que fez uso de uma combinação de escudo metálico, combate corporal, incluindo o clássico "socão no chão" e armas de grosso calibre, como lança-chamas e disparador de foguetes. Nada de muito novo...

A diferença que salta mais aos olhos são as arenas verticalizadas e amplas, com grande profundidade de campo. Como os personagens usam jatos portáteis de longa duração (eles esquentam com o tempo mas podem ser resfriados ao passar por uma cachoeira, por exemplo), há muita altura nas fases, que valorizam bastante a exploração e a recompensam com loot (incluindo runas e raridades).

Na demo, vimos o grupo descobrindo um forte alienígena lotado de oponentes. Tal desafio foi enfrentado com o uso combinado das habilidades do quarteto, que gerou combos explosivos - com direito a textão "COMBO" na tela quando um Ranger disparou uma granada de gelo que foi complementada por uma chuva de bombas do Colossus.

Game potencialmente interessante, portanto, mas que ainda precisa mostrar mais novidades nos meses seguintes para gerar o interesse necessário no super competitivo mercado de shooters.

O lançamento é previsto para 22 de fevereiro de 2019 no PlayStation 4, no Xbox One e no PC.

E3 2018 acontece de 12 a 14 de junho, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e as conferências pré-E3 já começam no dia 9. O The Enemy faz cobertura completa do evento, com transmissões ao vivo e impressões dos principais games, em texto e vídeo.

O The Enemy também integra o Game Critics Awards, júri que elege os principais games da feira.