Próximo Xbox terá modelo focado na nuvem e outro tradicional, diz site

Versão focada em streaming seria mais barata

Por Bruno Silva 23.07.2018 14H58

A próxima geração do Xbox, de codinome "Scarlett", terá dois aparelhos: um tradicional e outro menos potente, focado nos serviços de nuvem da Microsoft. A informação é do site Thurrott, especializado na cobertura da empresa.

De acordo com o site, o aparelho focado na nuvem, cujo codinome é "Scarlett Cloud", terá o mínimo de capacidade técnica para processar parte das operações de computação do jogo, como input dos controles, processamento de imagem e detecção de colisão. O restante seria feito nos servidores da Microsoft.

Essa divisão do processamento do jogo em duas máquinas - uma local e outra na nuvem - serviria para reduzir a latência. De acordo com o site, essa máquina seria mais cara do que aparelhos focados em streaming como a Apple TV e o Chromecast, mas seria bem mais barato do que um console tradicional.

Durante a E3 2018, Phil Spencer confirmou que a Microsoft trabalha em uma nova geração do Xbox

Microsoft/Reprodução

Com este console, a fabricante também ganharia com a assinatura de serviços. A Microsoft já afirmou estar trabalhando em um serviço de streaming de games durante a E3 2018, trazendo jogos "com qualidade de console" em qualquer aparelho.

Já a segunda versão deste novo Xbox seria mais tradicional, com o processamento sendo feito inteiramente na própria máquina. Ainda não há informações sobre especificações técnicas, mas o site aponta que esta seria uma opção para o público que não quer depender do streaming para jogos.

A página também aponta que a estratégia da Microsoft é vender seu serviço de jogos de forma unificada - todos os jogos do Scarlett devem rodar em todas as versões do aparelho, e o serviço de streaming de games não englobaria apenas o Scarlett, mas também outros tipos de dispositivo.

A principal especulação é de que a nova geração do Xbox seja lançada em 2020, com um anúncio no ano que vem. Oficialmente, a Microsoft ainda não deu nenhum detalhe além de que está trabalhando em uma nova geração de aparelhos.