World of Warcraft | Relação entre filme e game será similar a dos longas e quadrinhos de super-herói, diz diretor

Tom Chilton fala ao Omelete sobre a próxima expansão, Legion, e o estado do MMO; leia a entrevista

Por Bruno Silva 13.08.2015 17H16


"Em várias maneiras, esta é a maior expansão que já fizemos, em etermos de profundidade das novidades, e da quantidade de mecânicas que mudam o game"
, afirma o diretor de World of Warcraft, Tom Chilton, sobre Legion, a sexta expansão do game anunciada na Gamescom 2015. Em entrevista ao Omelete, Chilton, e o designer chefe Ion Hazzikostas falam sobre a nova expansão, as novidades mais recentes do MMO e suas possíveis relações com o filme de Warcraft, que estreia em 2016. Confira:

Qual é sua novidade favorita na nova expansão de WoW?

Tom Chilton: O sistema de Honra, é algo pessoal para mim, como desenvolvedor do sistema de Honra original e da segunda versão (na expansão Burning Crusade). PVP sempre teve um lugar especial no meu coração, e estou empolgado por finalmente trazer essa funcionalidade. Estou orgulhoso.

Legion traz de volta a Legião Ardente, que remete à origem do universo de Warcraft e, por consequência, os primeiros games da série. Quantas pessoas que trabalharam nos primeiros games continuam envolvidas na franquia e porque vocês decidiram trazer esses elementos de volta?

Chilton: Certamente, Chris Metzen (um dos roteiristas e artistas da franquia) é um deles, pois esteve envolvido nos primeiros jogos e em todas as expansões de World of Warcraft. Dentro da nossa equipe também há muitos desenvolvedores com muita estrada em Warcraft. (Legion) é uma combinação das influências dele e do time - nós juntamos todas as ideias, e a que originou esta expansão ressoa profundamente em todos nós.

Assim como em outras expansões, Legion aumenta o limite de níveis de World of Warcraft (para 110) e permite que novatos subam instantaneamente para o nível 100. Como isso têm funcionado para vocês em termos de trazer novos jogadores?

Chilton: Têm ido bem. Em Warlords of Dreanor funcionou melhor, pois há um vão entre os novos jogadores e os experientes, mesmo quando eles estão em níveis próximos, Legion tentará ensiná-lo a jogar melhor com a classe de sua escolha do que Draenor. Se você nunca jogou WoW, Legion será mais eficiente nesse aspecto.

Com cada lançamento de expansão de World of Warcraft, vêm um aumento expressivo no número de assinantes, e depois uma queda, indicando que, em sua maioria, são usuários antigos que retornam para conferir o que há de novo e deixam o game. Como vocês vêem isso? Estão planejando algo para manter os jogadores no game?

Chilton: Sobre isso, diria algumas coisas: é ok para os jogadores irem e virem. Eles envelhecem, suas vidas mudam, e eles podem não ter o mesmo tempo livre para se comprometer com o jogo. É importante reconhecer que temos jogadores com idades diferentes, vidas diferentes, e precisamos fazer de WoW um jogo divertido para todos eles. Nós não queremos que eles tenham uma experiência ruim, e que sintam que seu dinheiro foi desperdiçado, ou que não havia conteúdo o suficiente, ou chegarem na metade e ficarem entediados. São esses problemas que tentamos solucionar.

Como têm funcionado a mecânica dos Tokens, que permite a compra de tempo de jogo com a moeda do game?

Ion Hazzikostas: Exatamente como planejamos, e o que mais comprova o sucesso dos Tokens é que se você nunca o usou, provavelmente nem sabe que ele existe. Pouca coisa mudou de modo geral, exceto o fato de que há mais de uma maneira de pagar por seu acesso ao jogo. Se você tem muito tempo livre e personagens poderosos, você pode essencialmente jogar WoW de graça. Por outro lado, se você não tem muito tempo e não consegue ganhar muito ouro, pode comprar esses Tokens de um jogador que têm esses aspectos, o que enfraquece o mercado paralelo de gold - principalmente porque esse mercado obtêm seu ouro ao hackear contas. É algo ótimo para todos.

Com o filme de Warcraft chegando aos cinemas no ano que vem, vocês provavelmente esperam que WoW volte a ter um aumento de assinaturas e interesse após a estreia do longa. Vocês estão preparando algo no jogo para estes possíveis novos jogadores?

Chilton: Nós imaginamos que haverá um aumento de interesse após a estreia do filme. Definitivamente há relações - alguns dos personagens principais do filme são protagonistas em Legion, por exemplo. Mas não sei os detalhes da história do filme, e quais elementos ela puxará do game.

De certa forma, vocês imaginam que a relação entre o filme de Warcraft e de WoW será parecida com a das HQs de super-heróis e suas adaptações?

Chilton: Essa é uma ótima analogia. Certamente, quem assistir o filme e ficar encantado pelo universo pode entrar em World of Warcraft e ver que há muito mais lá, e vice-versa.