Hastad faz comentário racista em live e comunidade cobra

Jogador se pronunciou algumas horas depois

Por Jairo Junior 18.06.2021 00H45

A comunidade de VALORANT se uniu para cobrar posicionamentos de Hastad e seus patrocinadores, após o streamer realizar um suposto ato racista durante uma transmissão. O fato aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (17), mas só ganhou mais notoriedade na parte da noite.

No vídeo é possível ver o argentino irritado com uma situação de jogo em que ele acha que o aliado deve fazer uma jogada mais agressiva, a qual é recusada de imediato. Sem abrir o microfone na partida, Hastad chama o companheiro de "medroso", mas antes esbraveja outro xingamento, que é interrompido na metade: "Que pre...".

A atitude gerou revolta e muitos fãs interpretaram a palavra como "preto", apontando racismo por parte do criador de conteúdo, que teria se segurado apenas para não ter problemas, pois estava ao vivo.

Quando esta matéria foi publicada, a denúncia já contava com 190 retuítes, 467 tweets com comentários e quase 1800 curtidas. Nos comentários, é quase unânime as interpretações de que Hastad foi racista.

Assim que viram o vídeo, influenciadores negros se posicionaram e repudiaram a ação de Hastad. Luiz Queiroga desabafou e disse "A gente não tem um minuto de paz", enquanto Andreza Delgado relembrou outro episódio em que ele chama um inimigo que jogava de Lucian de "preto". Gabriel Sales, jornalista do MGG Brasil, foi mais um que mostrou indignação com a situação e criticou a "impunidade" de "gente que faz esse tipo comentário".

Outros membros da comunidade também opinaram sobre o assunto e cobraram Hastad. Entre els estão gtn da Team Vikings, o ex-paiN Gaming Ryotz, a jogadora de CS:GO da Havan Liberty, AMD e mais.

Mesmo após a proporção que o caso tomou, Hastad ainda não deu nenhum posicionamento sobre o ocorrido. Nossa reportagem também tentou contato com o streamer, mas até então não obteve uma resposta.

Atualização: Hastad se pronunciou sobre o caso na madrugada desta sexta-feira (18). Veja tudo que o streamer disse, na íntegra:

A Riot Games também comentou o assunto, após solicitação do jornalista Roque Marques. Veja o posicionamento da empresa: