Social   Tech

Facebook bloqueou mais de 1,5 milhão de vídeos de atentado na Nova Zelândia

Atentado que deixou ao menos 50 mortos em Christchurch foi transmitido ao vivo pelo Facebook

Por Rafael Romer 17.03.2019 13H15

Em seus esforços para coibir a disseminação das imagens do atentado terrorista que deixou ao menos 50 mortos na Nova Zelândia, o Facebook bloqueou mais de 1,5 milhões de vídeos que reproduziam as cenas do ocorrido em apena 24 horas (via Reuters).

A informação foi confirmada pela rede social neste domingo, através de uma postagem no Twitter. Segundo a empresa, 1,2 milhão dos vídeos bloqueados foram desativados antes mesmo do fim do upload.

Segundo Mia Garlick, porta-voz do Facebook para a Nova Zelândia, a empresa segue "trabalhando contra o relógio" para remover o conteúdo, usando combinação de tecnologia e pessoas. "Por respeito às pessoas afetadas por essa tragédia e às preocupações das autoridades locais, também removemos todas as versões editadas do vídeo que não mostram conteúdo gráfico", afirmou.

Vídeos mostrando as imagens dos ataques desta sexta-feira (15) à duas mesquitas em Christchurch, Nova Zelândia, continham imagens feitas pelos próprios atiradores – que usaram uma câmera montada sobre um capacete para transmitir o atentado ao vivo pelo Facebook por 17 minutos.