CEO do Google irá testemunhar ao Congresso dos EUA em dezembro

Sundar Pichai irá ao Congresso para audiência em 5 de dezembro

Por Rafael Romer 28.11.2018 07H58

Sundar Pichai, CEO do Google, participará de uma audiência no Congresso dos Estados Unidos para responder perguntas de congressistas no dia 5 de dezembro, indica o The Washington Post. A audiência foi confirmada à publicação por três fontes próximas ao tema.

A ida do executivo ao Congresso é motivada por alegações de representantes do partido Republicano de que o motor de busca do Google é tendencioso contra conservadores.

Presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump afirmou no passado que o Google supostamente teria "suprimindo vozes de conservadores" em determinadas ocasiões.

Uma das alegações de Trump é que o Google teria ignorado seu discurso sobre o Estado da União ao Congresso dos Estados Unidos, mas teria promovido o de seu sucessor, Barack Obama. O Google negou o episódio, afirmando que promoveu ambos os discursos.

Além das alegações de membros do partido republicano, o Google pode enfrentar ainda questionamentos sobre algumas recentes polêmicas envolvendo a companhia.

Um dos temas deverá ser o bug descoberto pela empresa em sua rede social Google+, que expôs dados pessoais de milhares de usuários. O bug foi descoberto em março deste ano, mas revelado apenas em outubro.