Mobile   Tech

2019: o ano do smartphone dobrável

Novos modelos com display flexível podem redefinir como usamos nossos smartphones

Por Rafael Romer 30.12.2018 11H00

Desde que começaram a chegar ao mercado, principalmente após o lançamento do primeiro iPhone, em 2007, os smartphones não sofreram grandes mudanças de design. É claro, a cada geração de novos produtos, pequenos ajustes são feitos por fabricantes e um ou outro recurso é implementado e muda o visual dos dispositivos – seja o tamanho da tela, acabamento em vidro ou metal, ou detalhes como as laterais curvadas de um Galaxy S9 ou o “notch” inventado pela Apple no iPhone X.

Ainda assim, não importa se você está com um smartphone Android ou iOS em mãos, o design é fundamentalmente o mesmo: um retângulo. Este ano, no entanto, deu os primeiros sinais de que esses dispositivos podem, em breve, passar por uma mudança considerável em seu formato – e 2019 será o ano em que esses modelos começarão a chegar ao mercado.

Smartphones com telas dobráveis são um tema que circulou durante anos ao redor da indústria da tecnologia no campo dos rumores, mas que virou realidade em novembro deste, após a confirmação de um modelo pela Samsung. E justamente por ser a maior fabricante de smartphones do mundo atualmente, essa promete ser uma das grandes tendências de smartphones para o ano que vem – com o potencial de mudar a forma como usamos esses dispositivos.

Rumores de que a fabricante sul-coreana lançaria algum modelo com display dobrável começaram lá em 2017, quando a empresa registrou uma patente mostrando o design. Nas imagens reveladas, o dispositivo parecia uma espécie de carteira, dobrando para dentro, deixando a tela escondida e a traseira do smartphone exposta. Na época, falava-se que o dispositivo seria apelidado de Galaxy X.

Durante a CES 2018 a empresa já estava discutindo abertamente o tema e o próprio presidente da Samsung, DJ Koh, confirmou que a empresa tinha planos de lançar o modelo flexível em 2019.

Não muito tempo depois, em março, surgiram alguns rumores de que a Apple também estaria planejando lançar um iPhone dobrável em 2020. Isso foi indicado por analistas do Bank of America Merrill Lynch que conversaram com fornecedores asiáticos da Apple. Outro rumor sobre a Apple, aliás, indica que a empresa já teria conversado com a LG para a produção de telas OLED flexíveis. O próximo passo veio em novembro, quando Samsung confirmou que revelaria seu smartphone dobrável no dia 07 do mesmo mês.

Curiosamente, no entanto, não foi a sul-coreana que apresentou ao mundo, de fato, o primeiro smartphone com display dobrável.

Esse feito ficou na conta da pouco conhecida Royole, uma fabricante chinesa que fez um evento no dia 05 de novembro e mostrou o FlexPai para um grupo pequeno de jornalistas em São Francisco. O dispositivo é um híbrido entre smartphone e tablet, com um display de 7,8 polegadas que pode ser girada em 180 graus.

Entre os veículos de testaram o protótipo, o The Verge  classificou o dispositivo como "desajeitado" na prática, com um barulho estranho na hora de dobrar. A publicação também apontou alguns problemas de software, inclusive apps que abriram sozinhos quando o smartphone era dobrado.

Dois dias depois, no entanto, foi a vez da Samsung apresentar oficialmente seu smartphone. Ele não tem nome oficial, mas conta com um display de 7,2 polegadas e pode ser dobrado ao meio para caber no bolso do usuário. Um segundo display, de 4,5 polegadas fica exposto na "capa" do smartphone quando ele está dobrado.

Rumores indicam que o modelo poderá ser chamado de Galaxy X, Galaxy F ou até Galaxy Flex, mas o fato é que ele será anunciado oficialmente e terá todos seus detalhes divulgados durante o Mobile World Congress, em fevereiro. Em março, ele será lançado na Coreia do Sul.

Segundo uma reportagem do Gizmodo do Reino Unido, o dispositivo também poderá ser vendido por incríveis US$ 2,5 mil -- que é praticamente o dobro do Galaxy Note 9 de 512 GB de armazenamento, que é o smartphone mais caro já lançado pela Samsung.

Segundo a publicação, a fonte para a informação é um funcionário da própria Samsung. Além do preço altíssimo, o dispositivo também seria oferecido em uma quantidade limitada de unidades, em versões desbloqueadas nas lojas da própria Samsung ou através de operadoras.

Mas a Samsung não deverá ter toda a atenção no setor durante o ano. Conhecido por seus vazamentos acertados, Evan Blass revelou em outubro deste ano que a rival LG também deverá mostrar seu próprio gadget com display flexível ainda durante a CES 2019. Detalhes sobre o lançamento da empresa ainda não foram revelados, mas é sabido que a companhia já registrou sua própria patente de display flexível e deverá nomear o dispositivo de LG Flex.

Além da LG, ao menos duas outras fabricantes também deverão mergulhar nos modelos dobráveis: a Motorola, que pode reviver a marca Motorola Razr com um smartphones do tipo; e a Huawei, que já prometeu um lançamento para 2019 de smartphone dobrável.

Por fim, vale citar ainda o fato de que o próprio Google já está se preparando para a nova onda de dispositivos, e anunciou, em novembro, durante a Android Developer Summit, que o sistema operacional Android terá suporte nativo a displays dobráveis – o que permitirá que desenvolvedores usem funções já existentes no Android adaptadas para o novo formato.

A pergunta que fica é como os modelos serão recebidos pelo público. Como toda nova tecnologia, é natural esperar um estranhamento por parte dos consumidores, principalmente por conta do preço elevado que os primeiros modelos dobráveis deverão chegar ao mercado. Mas a indústria parece alinhada na aposta pelo novo formato, mas precisará ajustá-lo conforme os primeiros modelos chegem ao mercado e usuários coloquem a usabilidade à prova.