Há ano que rumores circulam pela indústria indicando que a Samsung seria a primeira fabricante de smartphones a lançar um modelo dobrável no mercado.

Para o desgosto da companhia sul-coreana, no entanto, uma pouco conhecida fabricante chinesa conseguiu realizar o feito antes, anunciando o FlexPai na noite desta segunda-feira (05).

Criado pela Royole, o smartphone foi testado pelo The Verge e entrega exatamente o que promete – um display AMOLED funcional de 7,8 polegadas que pode ser dobrado ao meio.

A publicação considerou o dispositivo "desajeitado" e ressaltou alguns problemas de software, como apps que abriam constantemente por conta do processo de dobra do display. Ainda assim, o hardware é funcional e revela uma das maiores inovações dos últimos anos no design de smartphones.

O FlexPai embarca um processador Qualcomm Snapdragon, até 8 GB de RAM e até 128 GB de memória interna. De acordo com a companhia, o dispositivo suporta ser dobrado até 200 mil vezes – mas o que acontece depois disso, não foi esclarecido.

O FlexPai será lançado na China com preços a partir de US$ 1,3 mil. O dispositivo também estará disponível na América do Norte em uma versão para desenvolvedores a partir de dezembro.